Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada

  • Angelo Trein Lucca Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-Uri
  • Antonio Vanderlei dos Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-Uri
  • Marcelo Paulo Stracke Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-Uri
  • Rozelaine de Fatima Franzin Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-Uri
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Circuitos Elétricos, Mapas Conceituais, Software

Resumo

O uso de teoria de ensino/aprendizagem na elaboração de objetos de aprendizagem de física básica dos cursos de engenharia, muitas vezes não está explícita.  Nesse contexto, surge a justificativa de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, onde essa teoria seja a base no seu desenvolvimento com significativas contribuições para o Mestrado Profissional de Ensino Científico e Tecnológico. Este artigo tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um protótipo de software de ensino, a ser utilizado no componente curricular de circuitos elétricos. A metodologia, quanto à sua natureza, pode ser classificada como aplicada, que se caracteriza pelo seu interesse prático, em que os resultados sejam aplicados ou utilizados imediatamente na solução de problemas ocorridos na realidade. Quanto aos objetivos, pode ser classificada como exploratória. Quanto à abordagem do problema, foi classificada como uma combinação de aspectos da pesquisa qualitativa e quantitativa, em cada etapa do processo de pesquisa. Do ponto de vista dos métodos, a pesquisa foi feita por meio de modelagem e simulação. Este estudo traz contribuições de construir objetos de aprendizagem que possam colaborar com a aprendizagem significativa de conceitos, tanto de física como de matemática, o que se enquadra no propósito de um ensino científico e tecnológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
20-08-2021
Como Citar
LUCCA, A.; SANTOS, A.; STRACKE, M.; FRANZIN, R. Construção de um objeto de aprendizagem a partir da teoria da aprendizagem significativa moderna, usando linguagem de modelagem unificada. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 5, p. 140-159, 20 ago. 2021.