Terminologias matemáticas em Libras: a geometria plana e espacial

Autores

  • Luciana Carlize Juliani Smolski Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Rozelaine de Fatima Franzin Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Antonio Vanderlei dos Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Marcelo Paulo Stracke Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11909

Palavras-chave:

Geometria Plana e Espacial, Libras, Educação de surdos

Resumo

Este estudo trata da interpretação para Libras-Língua Brasileira de Sinais de terminologias matemáticas usadas na geometria plana e espacial como instrumento facilitador ao intérprete de sinais e ao professor de matemática, que trabalham com alunos surdos. A metodologia caracteriza-se como exploratória e os dados foram coletados por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Após a coleta de dados, a partir da entrevista estruturada, como instrumento, o discurso dos participantes e, também, das respostas dos sujeitos envolvidos, as mesmas foram organizadas e analisadas, de tal modo que os questionamentos revelaram papel determinante para nortear a construção da web site denominada “Geometria Plana e Espacial em Libras”. Teve como objetivo identificar os sinais que estão sendo utilizados para a educação de surdos, com o conteúdo proposto nas escolas que foram objeto da pesquisa. A análise indicou que, por mais empenho que se tenha uma inclusão na escola regular de surdos ainda existe uma carência em convencionar sinais de termos utilizados na disciplina de matemática.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

SMOLSKI, Luciana Carlize Juliani; FRANZIN, Rozelaine de Fatima; SANTOS, Antonio Vanderlei dos; STRACKE, Marcelo Paulo. Terminologias matemáticas em Libras: a geometria plana e espacial. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 5, p. 249–269, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11909. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11909. Acesso em: 10 mar. 2025.