Astronomia na Educação Básica e a legislação vigente: um olhar a partir do uso do blog Divulga Astronomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.14275

Palavras-chave:

Astronomia, Educação Básica, Ensino de Astronomia, Formação inicial de professores

Resumo

O presente artigo se caracteriza como uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo e tem como objetivo principal apresentar um estudo de dois anos sobre como o ensino de Astronomia é ofertado na educação básica do município de São Borja, Rio Grande do Sul. Obrigatória nos documentos oficiais da educação brasileira, a Astronomia ainda é um tópico a ser descoberto pelos alunos da educação básica do Brasil, bem como, a inserção do debate nos cursos de formação inicial de professores-licenciaturas. A pesquisa se desenvolveu através de um questionário aplicado a treze professores do município da rede básica de ensino. Verificou-se que a temática “Astronomia” é praticamente inexiste nas escolas, principalmente, pela precária formação inicial dos professores de Ciências no que se refere aos tópicos relacionados ao assunto. Após a coleta de dados, os autores/pesquisadores decidiram optar pela construção de uma ferramenta pedagógica: o blog Divulga Astronomia. Ele tem como propósito ensinar Astronomia em sala de aula, subsidiando assim os professores da rede da educação básica a repensarem suas práticas docentes relacionadas ao ensino da Astronomia em sala de aula. Após a apresentação do blog nas escolas, verificou-se que esta ferramenta se constituiu como dinâmica e colaborativa ao auxiliar os professores a cumprirem as exigências mínimas contidas nos documentos legais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do sistema educacional.

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Biografia do Autor

  • Mairon Melo Machado, Instituto Federal Farroupilha
    Doutor em Ciências - Área de Física Teórica (UFRGS - 2011)                  Mestre em Física (UFRGS -2007)                  Licenciatura em Física (UFPEL - 2005) Área de Atuação: Física de Partículas; Ensino de Astronomia; Ensino de Física
  • Sandra Maders, Universidade Federal do Pampa

    Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito/UNIPAMPA/RS. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/RS. Pedagoga. Atua no Curso de Ciências da Natureza-Licenciatura.

  • Brenda Matoso Abreu Miranda, Instituto Federal Farroupilha
    Mestre em Física (FURG - 2020)
                     Licenciatura em Física (IFFAR - 2017) Área de Atuação: Astronomia; Ensino de Astronomia

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Publicado

07-06-2024

Como Citar

MACHADO, Mairon Melo; MADERS, Sandra; MIRANDA, Brenda Matoso Abreu. Astronomia na Educação Básica e a legislação vigente: um olhar a partir do uso do blog Divulga Astronomia. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 451–469, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.14275. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14275. Acesso em: 9 abr. 2025.

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