Jogo de cartas como metodologia de ensino de Astronomia para a educação básica
Resumo
A Astronomia é uma área de conhecimento que desperta o interesse de alunos e professores. Seu estudo traz hipóteses sobre a formação do Sistema Solar, constituição de planetas, estrelas, além da origem e evolução da vida na Terra. Com o objetivo de estimular o estudo da Astronomia, este trabalho produz um jogo de cartas que auxilia na aprendizagem de Astronomia para alunos de escolas de nível fundamental e médio. O jogo, denominado Super Trunfo de Astronomia, foi aplicado para um total de 40 alunos em ambos os níveis de ensino, 20 de cada nível. Os resultados em termos de respostas para as perguntas dos autores pós-atividade foram extremamente satisfatórios quanto ao processo ensino-aprendizagem, com os alunos adquirindo conhecimentos iniciais sobre esse importante ramo da Ciência.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002a.
BRASIL. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002b.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental – Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
FAREL, J. S.; SILVA, J. O. F; JUSTINO, F. F. S; FRANCISCO JOSÉ DIAS DA SILVA, F. J. D. A importância da inserção da Astronomia no Ensino Médio nas escolas públicas de Araruna-PB. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2017. Disponível em:
GOTTFRIED, B. P.; MACHADO, M. M.; MIRANDA, B. M. A.; CERENTINI, B. P.; DOS SANTOS, A. L. Astronomia na Escola: Despertando o Interesse pela Ciência na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, Revista Extensão em Foco, Palotina, nº 16, p. 55–73, 2018.
JOUCOSKI, E.; SERBENA, A. L.; MELO, C. C.; ZANON, E. K.; DOS SANTOS, J.; CHAVES, R. K. C.; REIS, R. A. A construção dos jogos didáticos de cartas colecionáveis como instrumento de divulgação científica no programa de extensão LabMóvel, In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, Campinas: 2011. Disponível em
LANGHI, R.; NARDI, R. Educação em Astronomia: repensando Formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2012. (Educação para a ciência, v.11).
OLIVEIRA FILHO, K. de S.; SARAIVA, M. F. O. Astronomia e Astrofísica. 3ª. Ed. São Paulo: Livraria da Física, 2014.
Copyright (c) 2020 Mairon Melo Machado, Priscyla Christine Haemmerl, Cátia Andressa Fortes Buzanello
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.