Jogo de cartas como metodologia de ensino de Astronomia para a educação básica

  • Mairon Melo Machado Instituto Federal Farroupilha
  • Priscyla Christine Haemmerl Instituto Federal Farroupilha
  • Cátia Andressa Fortes Buzanello
Palavras-chave: Ensino de Astronomia, Jogos Educativos., Metodologias Alternativas, Educação

Resumo

A Astronomia é uma área de conhecimento que desperta o interesse de alunos e professores. Seu estudo traz hipóteses sobre a formação do Sistema Solar, constituição de planetas, estrelas, além da origem e evolução da vida na Terra. Com o objetivo de estimular o estudo da Astronomia, este trabalho produz um jogo de cartas que auxilia na aprendizagem de Astronomia para alunos de escolas de nível fundamental e médio. O jogo, denominado Super Trunfo de Astronomia, foi aplicado para um total de 40 alunos em ambos os níveis de ensino, 20 de cada nível. Os resultados em termos de respostas para as perguntas dos autores pós-atividade foram extremamente satisfatórios quanto ao processo ensino-aprendizagem, com os alunos adquirindo conhecimentos iniciais sobre esse importante ramo da Ciência.

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Referências

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Publicado
25-08-2020
Como Citar
MACHADO, M.; HAEMMERL, P.; BUZANELLO, C. A. Jogo de cartas como metodologia de ensino de Astronomia para a educação básica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 539-550, 25 ago. 2020.
Seção
Relatos de Experiências