Paulo Freire e Educação Estético-Ambiental: o ensino de Química a partir do trabalho no tambo de leite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2024v7n1.14201

Palavras-chave:

Abordagem Temática Freireana, Pesquisa de intervenção pedagógica, Programa de Residência Pedagógica

Resumo

O presente artigo apresenta uma intervenção de ensino de Química na educação básica, elaborada a partir de adaptações da Investigação Temática e conceitos de Educação Estético-Ambiental. Objetivou-se problematizar e dialogar sobre a importância da temática leite e seu beneficiamento com estudantes do terceiro ano do ensino médio, considerando seus saberes adquiridos culturalmente e suas percepções sobre o contexto local. A metodologia adotada configurou-se como exploratória, de análise qualitativa. Adotou-se uma concepção construtivista na intervenção de ensino, assumindo o caráter dialógico e problematizador. A proposta indicou potencialidades da temática Leite para serem trabalhadas no ensino de Química de nível médio, possibilitando maior autonomia e participação dos sujeitos no processo formativo.

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Biografia do Autor

  • André de Azambuja Maraschin, Instituto Federal Sul-rio-grandense

    Doutorando em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Ensino e Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD/UFSM), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior (INCLUSIVE/UNIPAMPA) e do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A/UNIPAMPA). Atualmente é professor EBTT-substituto de Química no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Câmpus Bagé.

  • Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

    Licenciada em Química Habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química e professora associada, Nível III, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), curso de Licenciatura em Química do campus Bagé-RS. Membro do Grupo de Pesquisa G.A.M.A (Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação-UNIPAMPA).

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Publicado

07-06-2024

Como Citar

MARASCHIN, André de Azambuja; LINDEMANN, Renata Hernandez. Paulo Freire e Educação Estético-Ambiental: o ensino de Química a partir do trabalho no tambo de leite. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 7, n. 1, p. 429–450, 2024. DOI: 10.36661/2595-4520.2024v7n1.14201. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14201. Acesso em: 12 mar. 2025.

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