Paulo Freire e Educação Estético-Ambiental: o ensino de Química a partir do trabalho no tambo de leite

Palavras-chave: Abordagem Temática Freireana, Pesquisa de intervenção pedagógica, Programa de Residência Pedagógica

Resumo

O presente artigo apresenta uma intervenção de ensino de Química na educação básica, elaborada a partir de adaptações da Investigação Temática e conceitos de Educação Estético-Ambiental. Objetivou-se problematizar e dialogar sobre a importância da temática leite e seu beneficiamento com estudantes do terceiro ano do ensino médio, considerando seus saberes adquiridos culturalmente e suas percepções sobre o contexto local. A metodologia adotada configurou-se como exploratória, de análise qualitativa. Adotou-se uma concepção construtivista na intervenção de ensino, assumindo o caráter dialógico e problematizador. A proposta indicou potencialidades da temática Leite para serem trabalhadas no ensino de Química de nível médio, possibilitando maior autonomia e participação dos sujeitos no processo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André de Azambuja Maraschin, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Doutorando em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Ensino e Licenciado em Química pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD/UFSM), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior (INCLUSIVE/UNIPAMPA) e do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A/UNIPAMPA). Atualmente é professor EBTT-substituto de Química no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Câmpus Bagé.

Renata Hernandez Lindemann, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Química Habilitação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química e professora associada, Nível III, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), curso de Licenciatura em Química do campus Bagé-RS. Membro do Grupo de Pesquisa G.A.M.A (Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação-UNIPAMPA).

Publicado
07-06-2024
Como Citar
MARASCHIN, A.; LINDEMANN, R. Paulo Freire e Educação Estético-Ambiental: o ensino de Química a partir do trabalho no tambo de leite. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 7, n. 1, p. 429-450, 7 jun. 2024.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)