Compreensão cênica como método interpretativo de narrativas: um estudo sobre o desenvolvimento da autoconsciência na formação inicial de professoras e professores de física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n5.14048

Palavras-chave:

Compreensão Cênica, Narrativas Docentes, Formação de Professores, Programa de Residência Pedagógica, Consciência Crítica

Resumo

Nosso objetivo é evidenciar a compreensão cênica como método para interpretar narrativas relacionadas ao processo de desenvolvimento da autoconsciência na formação docente. Sob a luz do pensar dialético, dialogamos com Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire para discutir consciência; e com Maria Helena Abrahão, José Marinas e Cristina Santamarina para discutir narrativas e compreensão cênica. Defendemos que narrar, no contexto de processos formativos que contribuam com a tomada de consciência crítica, torna visível a consciência sobre o tema e permite refletir e compreender os fatores condicionantes, possibilitando o desenvolvimento do conhecimento consciente. Apresentamos uma aplicação do método em duas narrativas de licenciandos em Física, participantes do Programa de Residência Pedagógica da UFES. As cenas espelharam categorias da dialética: totalidade, contradição e historicidade. Concluímos que o método permitiu visualizar a consciência, dialogar consigo mesmo e justificar decisões conscientes sobre a escolha pela docência e a posição ético-política como educador. Esperamos que nossos resultados auxiliem formadores e pesquisadores na análise de processos formativos que vislumbrem a consciência crítica sobre a realidade nacional.

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Publicado

07-11-2023

Como Citar

BARCELLOS, Leandro da Silva; COELHO, Geide Rosa. Compreensão cênica como método interpretativo de narrativas: um estudo sobre o desenvolvimento da autoconsciência na formação inicial de professoras e professores de física. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 5, p. 6–31, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n5.14048. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/14048. Acesso em: 13 abr. 2025.