Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformações

Palavras-chave: Experimentação no ensino de Física, Narrativas docentes, Desenvolvimento profissional

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as trajetórias de professores de Física na implementação de aulas experimentais. Buscamos compreender as seguintes questões: que estratégias são utilizadas em aulas experimentais? Ao longo da carreira, essas estratégias foram consolidadas ou reformuladas? Quais elementos influenciaram esses processos? E de que forma? Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter narrativo com quatro professores de Física do ensino básico, no primeiro semestre de 2018. Realizamos entrevistas narrativas, as quais foram coletadas por registros de áudio. A análise pautou-se na Análise Textual Discursiva. As narrativas evidenciam a ausência da experimentação no início de carreira dos professores, e a utilização do experimento em uma perspectiva verificacionista. Com o passar do tempo, alguns docentes mantiveram essa postura, enquanto outros repensaram suas ações. Os principais fatores que influenciaram esses processos foram a modalidade de ensino, a personalidade e o embasamento na literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
24-08-2020
Como Citar
MEDEIROS, R.; BARCELLOS, L. Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformações. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 176-194, 24 ago. 2020.