Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará: Estratégias de Ensino em Ciências para os Anos Iniciais

  • Eduarda Tais Breunig
  • Andréa Inês Goldschmidt
  • Luciana Richter
Palavras-chave: Concepções, Anos iniciais, Literatura infantil

Resumo

Considerando a relevância da literatura infantil, esse trabalho tem por objetivoinvestigar as representações estereotipadas de estudantes em formação docente sobre o personagem lobo associado à história “Chapeuzinho Vermelho”. O estudo, de caráter qualitativo, foi desenvolvido em uma oficina, de forma remota pelo google meet, a qual contou com: 1) Questionário prévio; 2) Apresentação da sequência didática temática, com atividades sobre o lobo-guará e 3) Questionário final de validação da sequência didática. Os resultados demonstraram que os estereótipos de “lobo mau” se fazem presentes e interferem também no reconhecimento dos animais brasileiros. Além disso, os futuros professores apontaram interesse em trabalhar tal temática, pois reconhecem a importância de desenvolver reflexões sobre os animais nativos brasileiros com os estudantes de anos iniciais. Ademais, a mediação docente pode auxiliar as visões fragmentadas e estereotipadas que podem vir a se desenvolver por meio de um conto de fadas, contribuindo dessa forma para o ensino de ciências utilizando-se de literatura infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
09-06-2023
Como Citar
TAIS BREUNIG, E.; GOLDSCHMIDT, A.; RICHTER, L. Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará: Estratégias de Ensino em Ciências para os Anos Iniciais. Revista Insignare Scientia, v. 6, n. 3, p. 27-46, 9 jun. 2023.