Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará: Estratégias de Ensino em Ciências para os Anos Iniciais

Autores

  • Eduarda Tais Breunig
  • Andréa Inês Goldschmidt
  • Luciana Richter

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n3.13659

Palavras-chave:

Concepções, Anos iniciais, Literatura infantil

Resumo

Considerando a relevância da literatura infantil, esse trabalho tem por objetivoinvestigar as representações estereotipadas de estudantes em formação docente sobre o personagem lobo associado à história “Chapeuzinho Vermelho”. O estudo, de caráter qualitativo, foi desenvolvido em uma oficina, de forma remota pelo google meet, a qual contou com: 1) Questionário prévio; 2) Apresentação da sequência didática temática, com atividades sobre o lobo-guará e 3) Questionário final de validação da sequência didática. Os resultados demonstraram que os estereótipos de “lobo mau” se fazem presentes e interferem também no reconhecimento dos animais brasileiros. Além disso, os futuros professores apontaram interesse em trabalhar tal temática, pois reconhecem a importância de desenvolver reflexões sobre os animais nativos brasileiros com os estudantes de anos iniciais. Ademais, a mediação docente pode auxiliar as visões fragmentadas e estereotipadas que podem vir a se desenvolver por meio de um conto de fadas, contribuindo dessa forma para o ensino de ciências utilizando-se de literatura infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

09-06-2023

Como Citar

Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará: Estratégias de Ensino em Ciências para os Anos Iniciais. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 27–46, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n3.13659. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13659. Acesso em: 4 mar. 2025.