O Ensino da Paleontologia nos Anos Iniciais: explorando o imaginário infantil por meio de imagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13950

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Paleontólogo, Fóssil, Dinossauro

Resumo

A Paleontologia possui importante papel a cumprir, contribuindo na produção e na disseminação do conhecimento, auxiliando na compreensão de processos naturais vistos como complexos, ou, ainda, colaborando na formação de cidadãos críticos e atuantes juntos à sociedade. O objetivo deste artigo é avaliar as concepções de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de visualização de imagens voltada à temática da Paleontologia. A metodologia adotada foi qualitativa do tipo exploratória, realizada com 60 alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. Para a coleta dos dados foi realizada entrevista individual, na qual utilizamos a foto-elicitação, que envolve o uso de fotografias ou imagens para suscitar as respostas. Os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo e escala semântica. Percebemos, pelos resultados, que as crianças associam a Paleontologia com a descoberta e escavações de fósseis, e que não possuem a compreensão do processo de fossilização. Suas concepções são bastante reducionistas ou até equivocadas sobre o tema, como a ideia de que todos os dinossauros foram extintos ao mesmo tempo, ou que os fósseis são apenas ossos antigos, sem fazer conexão com a formação dos fósseis. Também foi possível observar que o Ensino de Paleontologia está afastado da sala de aula, ficando evidenciado o quanto os alunos tiveram dificuldades de associar as imagens a essa Ciência, apontando uma grande tendência a associar apenas a Paleontologia aos dinossauros.

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

BOELTER, Ruben Alexandre; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. O Ensino da Paleontologia nos Anos Iniciais: explorando o imaginário infantil por meio de imagens. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 679–709, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13950. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13950. Acesso em: 9 mar. 2025.