O Ensino da Paleontologia nos Anos Iniciais: explorando o imaginário infantil por meio de imagens
Resumo
A Paleontologia possui importante papel a cumprir, contribuindo na produção e na disseminação do conhecimento, auxiliando na compreensão de processos naturais vistos como complexos, ou, ainda, colaborando na formação de cidadãos críticos e atuantes juntos à sociedade. O objetivo deste artigo é avaliar as concepções de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de visualização de imagens voltada à temática da Paleontologia. A metodologia adotada foi qualitativa do tipo exploratória, realizada com 60 alunos de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. Para a coleta dos dados foi realizada entrevista individual, na qual utilizamos a foto-elicitação, que envolve o uso de fotografias ou imagens para suscitar as respostas. Os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo e escala semântica. Percebemos, pelos resultados, que as crianças associam a Paleontologia com a descoberta e escavações de fósseis, e que não possuem a compreensão do processo de fossilização. Suas concepções são bastante reducionistas ou até equivocadas sobre o tema, como a ideia de que todos os dinossauros foram extintos ao mesmo tempo, ou que os fósseis são apenas ossos antigos, sem fazer conexão com a formação dos fósseis. Também foi possível observar que o Ensino de Paleontologia está afastado da sala de aula, ficando evidenciado o quanto os alunos tiveram dificuldades de associar as imagens a essa Ciência, apontando uma grande tendência a associar apenas a Paleontologia aos dinossauros.
Downloads
Copyright (c) 2023 Ruben Alexandre Boelter, Andréa Inês Goldschmidt
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.