A importância do estágio supervisionado para uma formação crítica: um relato de experiência em aulas de Biologia

Autores

  • Ana Laura Reinaldo Constantino Universidade Estadual de Maringá
  • Joici de Carvalho Leite Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13410

Palavras-chave:

Ensino de biologia, ensino de ciências por investigação, formação docente, estágio supervisionado

Resumo

O Estágio Supervisionado para Docência em Biologia é um componente curricular obrigatório para licenciandos de Ciências Biológicas, é o momento quando os(as) alunos(as) têm a chance de conhecer a realidade presente dentro de uma sala de aula e maior aproximação entre teoria e prática, sendo possível refletir e construir-se como futuros profissionais. Sendo assim, o presente artigo trata-se de um relato de experiência da vivência do estágio supervisionado da disciplina Biologia, fazendo apontamentos e pertinentes em relação à formação do “ser professor” e de como atuar na sala de aula, de acordo com a realidade do colégio, escolhendo fazer o emprego de práticas que sejam benéficas para seus(as) alunos(as), para além do currículo. Assim, as vivências do estágio possibilitaram um olhar mais amplo para a formação docente, sendo possível se observar, na prática, a educação como ferramenta política.

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Publicado

28-12-2023

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

CONSTANTINO, Ana Laura Reinaldo; LEITE, Joici de Carvalho. A importância do estágio supervisionado para uma formação crítica: um relato de experiência em aulas de Biologia. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 750–757, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13410. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13410. Acesso em: 9 mar. 2025.