A importância do estágio supervisionado para uma formação crítica: um relato de experiência em aulas de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13410Palavras-chave:
Ensino de biologia, ensino de ciências por investigação, formação docente, estágio supervisionadoResumo
O Estágio Supervisionado para Docência em Biologia é um componente curricular obrigatório para licenciandos de Ciências Biológicas, é o momento quando os(as) alunos(as) têm a chance de conhecer a realidade presente dentro de uma sala de aula e maior aproximação entre teoria e prática, sendo possível refletir e construir-se como futuros profissionais. Sendo assim, o presente artigo trata-se de um relato de experiência da vivência do estágio supervisionado da disciplina Biologia, fazendo apontamentos e pertinentes em relação à formação do “ser professor” e de como atuar na sala de aula, de acordo com a realidade do colégio, escolhendo fazer o emprego de práticas que sejam benéficas para seus(as) alunos(as), para além do currículo. Assim, as vivências do estágio possibilitaram um olhar mais amplo para a formação docente, sendo possível se observar, na prática, a educação como ferramenta política.