A influência da Educação Financeira na vida das crianças: um estado do conhecimento da produção científica brasileira no período de 2018 a 2020

Autores

  • Juliana Madruga da Silveira Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-Rio Grandense – IFSul.
  • Rafael Montoito Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-Rio Grandense – IFSul.

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13288

Palavras-chave:

Educação financeira, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Consumo

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um mapeamento da produção científica brasileira,  referente aos anos 2018 a 2020, que observa quais os argumentos e metodologias são manipulados para o ensino da Educação Financeira para as crianças. Com esse intuito, foram consultadas diferentes bases de dados, como fontes de busca, dentre elas a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Banco de Teses da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além do Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto Oasis. Esta pesquisa bibliográfica visa compreender como está sendo apresentado o ensino de Educação Financeira para as crianças da educação infantil e do ensino fundamental, de que forma esse assunto está sendo abordado para realizar o letramento financeiro e se
há, no tratamento do tema, alguma vinculação à conscientização do consumo infantil. De acordo com as análises, é possível concluir que a Educação Financeira é essencial para contribuir ao processo de o cidadão aprender a tomar decisões com clareza emrelação ao consumo, para que os educandos criem bases para uma relação equilibrada com o dinheiro na vida adulta.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

A influência da Educação Financeira na vida das crianças: um estado do conhecimento da produção científica brasileira no período de 2018 a 2020. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 337–351, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n5.13288. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13288. Acesso em: 1 mar. 2025.