A influência da Educação Financeira na vida das crianças: um estado do conhecimento da produção científica brasileira no período de 2018 a 2020

  • Juliana Madruga da Silveira Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-Rio Grandense – IFSul.
  • Rafael Montoito Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-Rio Grandense – IFSul.
Palavras-chave: Educação financeira, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Consumo

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um mapeamento da produção científica brasileira,  referente aos anos 2018 a 2020, que observa quais os argumentos e metodologias são manipulados para o ensino da Educação Financeira para as crianças. Com esse intuito, foram consultadas diferentes bases de dados, como fontes de busca, dentre elas a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Banco de Teses da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além do Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto Oasis. Esta pesquisa bibliográfica visa compreender como está sendo apresentado o ensino de Educação Financeira para as crianças da educação infantil e do ensino fundamental, de que forma esse assunto está sendo abordado para realizar o letramento financeiro e se
há, no tratamento do tema, alguma vinculação à conscientização do consumo infantil. De acordo com as análises, é possível concluir que a Educação Financeira é essencial para contribuir ao processo de o cidadão aprender a tomar decisões com clareza emrelação ao consumo, para que os educandos criem bases para uma relação equilibrada com o dinheiro na vida adulta.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-12-2022
Como Citar
SILVEIRA, J.; MONTOITO, R. A influência da Educação Financeira na vida das crianças: um estado do conhecimento da produção científica brasileira no período de 2018 a 2020. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 5, p. 337-351, 22 dez. 2022.