Desafios e perspectivas da formação inicial de professores(as) que ensinam matemática em um contexto remoto: o que tem a dizer o formador?

  • Mariany Fonseca Garcia Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
Palavras-chave: Licenciatura em Pedagogia, Ensino remoto, Educação Matemática

Resumo

O artigo revela resultados obtidos a partir de uma pesquisa de Iniciação Científica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em que se objetivou entender como se estruturou uma disciplina de Matemática em um curso de Pedagogia público do estado de São Paulo durante o ensino remoto, com foco nas perspectivas docente e discente. A fim de cumprir este propósito, a bolsista se
inseriu em uma disciplina com o contexto elencado e realizou análises da observação participante e de formulários on-line desenvolvidos com o formador e futuros pedagogos. Para o presente texto, optamos por discutir os dados produzidos a partir do formulário do professor da disciplina, que possibilitou entendermos as percepções sobre o ensino e aprendizagem experienciados com a disciplina de Matemática no curso de
licenciatura em Pedagogia, no ensino remoto, bem como suas possibilidades e desafios. Ao olharmos para os resultados, percebemos que o docente vislumbrou caminhos que considerou inovadores, dentre eles a viabilização da participação de pesquisadores da Educação Matemática por meio de palestras e o uso de jogos digitais para exploração dos conteúdos matemáticos. No entanto, o professor também sofreu alguns obstáculos, como o impedimento da parceria com os estágios presenciais obrigatórios e o uso de materiais manipuláveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-12-2022
Como Citar
GARCIA, M.; CIRÍACO, K. Desafios e perspectivas da formação inicial de professores(as) que ensinam matemática em um contexto remoto: o que tem a dizer o formador?. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 301-320, 22 dez. 2022.