Formação de Atitudes em Relação à Matemática na Licenciatura em Pedagogia no Contexto de um Projeto de Investigação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11410

Palavras-chave:

Psicologia da Educação Matemática; Formação Inicial; Pedagogia; Atitudes.

Resumo

Descrevemos resultados de uma dissertação de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, que tem como objetivo compreender em que medida práticas desenvolvidas no curso de Pedagogia aproximam e/ou distanciam os futuros pedagogos da Matemática, bem como quais atitudes estes acadêmicos estruturam durante a disciplina responsável pela abordagem de conteúdos e metodologias ligados ao conhecimento matemático. O referencial teórico abarca questões da Psicologia da Educação Matemática relacionadas à atitudes. Os dados foram produzidos na realização do estágio docência na disciplina “Fundamentos e Metodologias do Ensino de Matemática” a partir de uma pesquisa qualitativa com observação participante. Os resultados apontam que embora a carga horária seja considerada insuficiente, contribuiu para superação de alguns dos medos, os futuros professores parecem ter desenvolvido confiança para romper com o elo de não reproduzir em sua prática pontos negativos que vivenciaram durante sua Educação Básica

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cíntia Raquel Ferreira Mercado de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

    Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Instituto de Matemática, Campo Grande-MS, Brasil; Licenciada em Pedagogia pela UFMS, Câmpus Naviraí. Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" vinculado à Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. 

  • Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

    Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos-SP, Brasil; Ph.D. em Psicologia da Educação Matemática pela UNESP, Bauru-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (UFSCar/CNPq). 

Referências

BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática em estudantes de 1 e 2 graus. Campinas, SP. 398 f. Tese (Livre Docência) na área de Aprendizagem do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação UNICAMP, 1996. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251566>, Acesso em: 08, fev. 2019.

_______ . Adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação à matemática. Zetetiké, Campinas, v. 6, n. 9, p. 109-162, 1998. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646811/13713>, Acesso em 17 mar. 2020

CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. São Paulo, SP. 278 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, 2004.

FARIA, Paulo Cézar de. A formação do professor de matemática: problemas e perspectivas. 1996, 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR.

FARIA, Paulo Cézar; MORO, Maria Lucia Faria; BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Atitudes de professores e futuros professores em relação à Matemática. Estudos de Psicologia (Natal), v. 13, n. 3, p. 257-265, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X2008000300008&script=sci_arttext Acesso em 23 mar. 2020.

FARIA, Paulo Cézar de; CAMARGO, Brigido Vizeu; MORO, Maria Lucia Faria. Indicadores de atitude de estudantes e professores com relação à Matemática. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 19, n. 42, p. 27-37, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v19n42/05.pdf>, Acesso em 13, mar. 2020.

GONÇALEZ, Maria Helena Carvalho de Castro. Atitudes (des) favoráveis com relação à Matemática. Campinas, SP. 1995. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251628>, Acesso em: 10, mar. 2019.

MINAYO, Maria Cecília Souza. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PONTE, João Pedro. Saberes profissionais, renovação curricular e prática letiva. In: BLANCO NIETO, Lorenzo; JIMÉNEZ, Vicente Mellado. (coords.) La formación del professorado de Ciencias y Matemáticas en España y Portugal. Imprenta de la Excma. Diputación Provincial de Badajoz. p.187-201, 1995. Disponível em: <https://www.eweb.unex.es/eweb/dcem/L95FormProfEspyPort.pdf>, Acesso em: 12, out. 2019.

Downloads

Publicado

18-12-2020

Como Citar

Formação de Atitudes em Relação à Matemática na Licenciatura em Pedagogia no Contexto de um Projeto de Investigação. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 189–207, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11410. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11410. Acesso em: 1 mar. 2025.