Formação de Atitudes em Relação à Matemática na Licenciatura em Pedagogia no Contexto de um Projeto de Investigação

Palavras-chave: Psicologia da Educação Matemática; Formação Inicial; Pedagogia; Atitudes.

Resumo

Descrevemos resultados de uma dissertação de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, que tem como objetivo compreender em que medida práticas desenvolvidas no curso de Pedagogia aproximam e/ou distanciam os futuros pedagogos da Matemática, bem como quais atitudes estes acadêmicos estruturam durante a disciplina responsável pela abordagem de conteúdos e metodologias ligados ao conhecimento matemático. O referencial teórico abarca questões da Psicologia da Educação Matemática relacionadas à atitudes. Os dados foram produzidos na realização do estágio docência na disciplina “Fundamentos e Metodologias do Ensino de Matemática” a partir de uma pesquisa qualitativa com observação participante. Os resultados apontam que embora a carga horária seja considerada insuficiente, contribuiu para superação de alguns dos medos, os futuros professores parecem ter desenvolvido confiança para romper com o elo de não reproduzir em sua prática pontos negativos que vivenciaram durante sua Educação Básica

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Biografia do Autor

Cíntia Raquel Ferreira Mercado de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Instituto de Matemática, Campo Grande-MS, Brasil; Licenciada em Pedagogia pela UFMS, Câmpus Naviraí. Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" vinculado à Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. 

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos-SP, Brasil; Ph.D. em Psicologia da Educação Matemática pela UNESP, Bauru-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (UFSCar/CNPq). 

Referências

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Publicado
18-12-2020
Como Citar
ALMEIDA, C.; CIRÍACO, K. Formação de Atitudes em Relação à Matemática na Licenciatura em Pedagogia no Contexto de um Projeto de Investigação. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 189-207, 18 dez. 2020.