Formação de Atitudes em Relação à Matemática na Licenciatura em Pedagogia no Contexto de um Projeto de Investigação

Palavras-chave: Psicologia da Educação Matemática; Formação Inicial; Pedagogia; Atitudes.

Resumo

Descrevemos resultados de uma dissertação de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, que tem como objetivo compreender em que medida práticas desenvolvidas no curso de Pedagogia aproximam e/ou distanciam os futuros pedagogos da Matemática, bem como quais atitudes estes acadêmicos estruturam durante a disciplina responsável pela abordagem de conteúdos e metodologias ligados ao conhecimento matemático. O referencial teórico abarca questões da Psicologia da Educação Matemática relacionadas à atitudes. Os dados foram produzidos na realização do estágio docência na disciplina “Fundamentos e Metodologias do Ensino de Matemática” a partir de uma pesquisa qualitativa com observação participante. Os resultados apontam que embora a carga horária seja considerada insuficiente, contribuiu para superação de alguns dos medos, os futuros professores parecem ter desenvolvido confiança para romper com o elo de não reproduzir em sua prática pontos negativos que vivenciaram durante sua Educação Básica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Raquel Ferreira Mercado de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Instituto de Matemática, Campo Grande-MS, Brasil; Licenciada em Pedagogia pela UFMS, Câmpus Naviraí. Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" vinculado à Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP. 

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - do Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos-SP, Brasil; Ph.D. em Psicologia da Educação Matemática pela UNESP, Bauru-SP. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (UFSCar/CNPq). 

Referências

BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática em estudantes de 1 e 2 graus. Campinas, SP. 398 f. Tese (Livre Docência) na área de Aprendizagem do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação UNICAMP, 1996. Disponível em: , Acesso em: 08, fev. 2019.

_______ . Adaptação e validação de uma escala de atitudes em relação à matemática. Zetetiké, Campinas, v. 6, n. 9, p. 109-162, 1998. Disponível em: , Acesso em 17 mar. 2020

CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. São Paulo, SP. 278 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, 2004.

FARIA, Paulo Cézar de. A formação do professor de matemática: problemas e perspectivas. 1996, 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR.

FARIA, Paulo Cézar; MORO, Maria Lucia Faria; BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Atitudes de professores e futuros professores em relação à Matemática. Estudos de Psicologia (Natal), v. 13, n. 3, p. 257-265, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X2008000300008&script=sci_arttext Acesso em 23 mar. 2020.

FARIA, Paulo Cézar de; CAMARGO, Brigido Vizeu; MORO, Maria Lucia Faria. Indicadores de atitude de estudantes e professores com relação à Matemática. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 19, n. 42, p. 27-37, 2009. Disponível em: , Acesso em 13, mar. 2020.

GONÇALEZ, Maria Helena Carvalho de Castro. Atitudes (des) favoráveis com relação à Matemática. Campinas, SP. 1995. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: , Acesso em: 10, mar. 2019.

MINAYO, Maria Cecília Souza. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

PONTE, João Pedro. Saberes profissionais, renovação curricular e prática letiva. In: BLANCO NIETO, Lorenzo; JIMÉNEZ, Vicente Mellado. (coords.) La formación del professorado de Ciencias y Matemáticas en España y Portugal. Imprenta de la Excma. Diputación Provincial de Badajoz. p.187-201, 1995. Disponível em: , Acesso em: 12, out. 2019.
Publicado
18-12-2020
Como Citar
ALMEIDA, C.; CIRÍACO, K. Formação de Atitudes em Relação à Matemática na Licenciatura em Pedagogia no Contexto de um Projeto de Investigação. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 5, p. 189-207, 18 dez. 2020.