Sala de aula invertida: uma proposta didática para o ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.13187

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Sequência didática, Efeito Fotoelétrico, Estudante

Resumo

O nome atribuído a esta metodologia, segundo a definição dos autores Jonathan Bergmann e Aaron Sams. sinalizam como é o procedimento nesse tipo de metodologia. O que, geralmente, é realizado em sala de aula passa a ser feito em casa e o que era destinado a ser realizado em casa, é feito na sala de aula. Por essa inversão de atividades é que essa metodologia ficou conhecida como Sala de Aula Invertida (SAI). Dito isto, apresentamos uma proposta desenvolvida com o objetivo de auxiliar no ensino do conteúdo de Efeito Fotoelétrico, baseado na realidade escolar e levando em conta o tempo destinado às aulas de Física. Neste trabalho é proposto um roteiro de trabalho que utiliza a metodologia da Sala de Aula Invertida (SAI). São disponibilizados aos estudantes vídeos do Youtube e materiais no formato PDF como instrumentos auxiliares para o estudo do conteúdo. As atividades propostas aos estudantes são a apresentação de um seminário e a produção de um vídeo curto abordando o assunto. Esperamos que este material possa ajudar professores que desejam trabalhar este conteúdo de forma diferenciada, ficando o profissional livre para fazer as adequações de acordo com sua realidade, mas preservando a essência da SAI.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

28-12-2023

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

GONÇALVES, Sonia Alexandre; CUNHA, Marcia Borin da. Sala de aula invertida: uma proposta didática para o ensino de Física. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 6, p. 812–829, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13187. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13187. Acesso em: 9 mar. 2025.