Sala de aula invertida: uma proposta didática para o ensino de Física

Palavras-chave: Metodologia ativa, Sequência didática, Efeito Fotoelétrico, Estudante

Resumo

O nome atribuído a esta metodologia, segundo a definição dos autores Jonathan Bergmann e Aaron Sams. sinalizam como é o procedimento nesse tipo de metodologia. O que, geralmente, é realizado em sala de aula passa a ser feito em casa e o que era destinado a ser realizado em casa, é feito na sala de aula. Por essa inversão de atividades é que essa metodologia ficou conhecida como Sala de Aula Invertida (SAI). Dito isto, apresentamos uma proposta desenvolvida com o objetivo de auxiliar no ensino do conteúdo de Efeito Fotoelétrico, baseado na realidade escolar e levando em conta o tempo destinado às aulas de Física. Neste trabalho é proposto um roteiro de trabalho que utiliza a metodologia da Sala de Aula Invertida (SAI). São disponibilizados aos estudantes vídeos do Youtube e materiais no formato PDF como instrumentos auxiliares para o estudo do conteúdo. As atividades propostas aos estudantes são a apresentação de um seminário e a produção de um vídeo curto abordando o assunto. Esperamos que este material possa ajudar professores que desejam trabalhar este conteúdo de forma diferenciada, ficando o profissional livre para fazer as adequações de acordo com sua realidade, mas preservando a essência da SAI.

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Publicado
28-12-2023
Como Citar
GONÇALVES, S.; CUNHA, M. Sala de aula invertida: uma proposta didática para o ensino de Física. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 812-829, 28 dez. 2023.
Seção
Propostas Didáticas

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