A realização de entrevistas nos estágios supervisionados: um recurso pedagógico para aproximar licenciandos do contexto da profissão docente

  • Glessyan de Quadros Marques
  • Marcia Borin da Cunha
Palavras-chave: Teoria Fundamentada em Dados; Formação docente; Aprendizagem Baseada em Problemas.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo teorizar sobre o processo de planejamento e execução de uma entrevista realizada por licenciandos com professores da Educação Básica, durante o estágio curricular do curso de graduação em Química Licenciatura de uma universidade pública do sul do Brasil. A construção dos dados ocorreu durante intervenções pedagógicas remotas e síncronas, as quais foram fundamentadas na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A intervenção contou com a proposição de um problema envolvendo a construção e execução de uma entrevista pelos licenciandos, com o estudo teórico para elaboração de entrevistas e a discussão em grupo sobre o processo de execução dessas entrevistas com professores em exercício. Para analisar os discursos produzidos pelos licenciandos durante a intervenção, utilizamos a Teoria Fundamentada em Dados (TFD), na perspectiva de Charmaz (2009). Os resultados indicam a potencialidade da entrevista como um recurso pedagógico para o aperfeiçoamento e reflexão dos saberes dos licenciandos sobre a escola e a familiarização com a profissão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
17-05-2023
Como Citar
MARQUES, G.; CUNHA, M. A realização de entrevistas nos estágios supervisionados: um recurso pedagógico para aproximar licenciandos do contexto da profissão docente. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 2, p. 131-153, 17 maio 2023.