A realização de entrevistas nos estágios supervisionados: um recurso pedagógico para aproximar licenciandos do contexto da profissão docente

Autores

  • Glessyan de Quadros Marques
  • Marcia Borin da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n2.13562

Palavras-chave:

Teoria Fundamentada em Dados; Formação docente; Aprendizagem Baseada em Problemas.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo teorizar sobre o processo de planejamento e execução de uma entrevista realizada por licenciandos com professores da Educação Básica, durante o estágio curricular do curso de graduação em Química Licenciatura de uma universidade pública do sul do Brasil. A construção dos dados ocorreu durante intervenções pedagógicas remotas e síncronas, as quais foram fundamentadas na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A intervenção contou com a proposição de um problema envolvendo a construção e execução de uma entrevista pelos licenciandos, com o estudo teórico para elaboração de entrevistas e a discussão em grupo sobre o processo de execução dessas entrevistas com professores em exercício. Para analisar os discursos produzidos pelos licenciandos durante a intervenção, utilizamos a Teoria Fundamentada em Dados (TFD), na perspectiva de Charmaz (2009). Os resultados indicam a potencialidade da entrevista como um recurso pedagógico para o aperfeiçoamento e reflexão dos saberes dos licenciandos sobre a escola e a familiarização com a profissão docente.

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Publicado

17-05-2023

Como Citar

MARQUES, Glessyan de Quadros; CUNHA, Marcia Borin da. A realização de entrevistas nos estágios supervisionados: um recurso pedagógico para aproximar licenciandos do contexto da profissão docente. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 2, p. 131–153, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n2.13562. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13562. Acesso em: 9 mar. 2025.