Avaliação técnica e pedagógica de professores de Química quanto a metodologias e materiais utilizados no ensino de química para alunos com deficiência visual

Autores

  • Francisco Ferreira Dantas Filho Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Ana Patrícia Martins Barros

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13059

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Proposta Didática, Ensino de Química

Resumo

Considerar a diversidade presente entre os alunos nas instituições escolares requer procedimentos que nos remetam à flexibilidade e dinamismo nos currículos e ao compromisso e responsabilidade dos professores, para atender efetivamente aos alunos com ou sem necessidades educacionais especiais. Com base nisso, este estudo trata-se da avaliação de uma proposta didática mediante a visão de professores de Química, os quais fizeram uso deste recurso e de outros materiais didáticos, para assim apontarem suas considerações acerca de toda a proposta. Participaram da oficina dezenove professores de Química, os quais avaliaram os materiais utilizados na proposta. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, objetivando a compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais durante todo o seu desenvolvimento. Os resultados evidenciaram a potencialidade da proposta, bem como dos materiais utilizados. Os alunos cegos e videntes demostraram um maior interesse e compreensão nos conteúdos abordados. Além disso, alguns professores perceberam uma maior autonomia por parte dos alunos cegos utilizando as ferramentas no desenvolvimento do conteúdo e, consequentemente, uma maior afetividade entre todos.

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Publicado

04-05-2023

Como Citar

DANTAS FILHO, Francisco Ferreira; MARTINS BARROS, Ana Patrícia. Avaliação técnica e pedagógica de professores de Química quanto a metodologias e materiais utilizados no ensino de química para alunos com deficiência visual. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 6, n. 1, p. 1–21, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13059. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13059. Acesso em: 10 mar. 2025.

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