A utilização de atividades gamificadas e da Ciência Forense como metodologias ativas para o Ensino de Química durante o Ensino Remoto
Resumo
No cenário pandêmico vivenciado, instituições de ensino precisaram transpor o ensino presencial para o remoto, o que provocou novos pensamentos e propostas para subsidiar o ensino e aprendizagem de Química. Por isso, a fim de tornar esse ensino um pouco menos cansativo, este trabalho mostra a elaboração e a aplicação de jogos digitais dentro de uma sequência didática, utilizando ferramentas de ensino motivadoras para aprendizagem e discussão dos conceitos de Química contextualizados à Química Forense. A proposta metodológica envolveu sessenta alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF) e a contribuição pedagógica foi analisada por meio de questionários. Esses jogos, elaborados nos moldes do Ensino Remoto, objetivavam revisar, fixar e consolidar o conhecimento adquirido ao longo do 1º Trimestre do ano de 2021. Os resultados evidenciaram a importância e a necessidade de se adotarem diferentes metodologias ativas para uma aprendizagem mais significativa em Ciências, como o desenvolvimento de jogos, já que esses se mostraram bastante eficazes na construção de um conhecimento químico mais abrangente, sólido e significativo, além de terem estimulado o raciocínio lógico do educando, a participação ativa nas atividades propostas e o interesse em aprender mais a Química.
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