Estágios supervisionados de observação remota: contribuições e desafios para a formação inicial dos professores de Química

  • Lisandra Catalan do Amaral Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Estágios de observação, Formação inicial de professores.

Resumo

Os estágios supervisionados são fundamentais na formação do licenciando, pois oportunizam, na formação inicial, o reconhecimento da complexidade da ação docente no campo prático. No entanto, diante da necessidade do isolamento social, provocado pela Covid-19, a aproximação com o ambiente escolar ficou restrita, exigindo uma ressignificação dos processos de estágios. A presente pesquisa apresenta uma proposta de desenvolvimento dos estágios de observação de forma remota, indicando, ao longo do processo, os desafios enfrentados e identificados pelos licenciandos, bem como as contribuições para a formação inicial de um grupo de estudantes de um curso de licenciatura em química. Assim, a pesquisa discute: quais critérios podemos identificar em um processo de observação de aulas remotas, que efetivamente contribuem com a formação docente? Por meio da análise textual discursiva (ATD), identificamos as categorias que contribuíram para o processo de observação e reflexão sobre a prática, no qual identificou-se a necessidade de assumirmos as categorias indicadas na pesquisa como referências para a reflexão na prática e sobre a prática docente.

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Publicado
23-06-2022
Como Citar
CATALAN DO AMARAL, L. Estágios supervisionados de observação remota: contribuições e desafios para a formação inicial dos professores de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 303-318, 23 jun. 2022.