Mulheres Cientistas e o Ensino de Ciências Naturais: um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC
Resumo
A participação feminina nas Ciências e nas carreiras científicas tem sido tema de pesquisas na área de Ensino de Ciências. Portanto, este trabalho tem como objetivo compreender como a temática, mulheres nas Ciências Naturais, tem sido abordada nos trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A pesquisa bibliográfica foi de cunho qualitativo e foram selecionados trinta e quatro trabalhos. Esses foram analisados com base na Análise de Conteúdo e foram elencadas quatro categorias: Pesquisas teóricas; Visão docente e discente sobre as mulheres nas Ciências; Mulheres e Ciências e Atividades e ações que (in)visibilizam a mulher nas Ciências. Os resultados demonstraram que o número de trabalhos nessa temática aumentou ao longo das edições de cada evento, evidenciando a sua importância e ressaltando que ela tem sido pesquisada em diferentes vertentes. Os trabalhos também evidenciaram que essa temática precisa ser discutida no âmbito escolar e na formação de professores, visando desconstruir visões preconceituosas que historicamente determinaram o papel na sociedade de homens e mulheres e promover uma maior equidade social.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
HEERDT, Bettina; BATISTA, Irinéa de Lourdes. Representações sociais de ciência e gênero no ensino de Ciências. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 995-1012, 2017.
HERRERA, Vânia Érica. A vitrine da inclusão e o espetáculo de Nicolau: a ascensão profissional da mulher acadêmica em cargos de gestão em instituições de ensino superior no Brasil. Tese do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
JAMAL, Natasha Obeid el; GUERRA, Andreia. O lado invisível na história da ciência: uma revisão bibliográfica sob perspectivas feministas para a educação científica. Revista Debates em Ensino de Química, Recife, v. 6, n. 2, p. 311-333, 2020.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
NAIDEKA, Naiane et al. Mulheres cientistas na Química brasileira. Química Nova, São Paulo, v. 43, n. 6, p. 823-836, 2020.
OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO: região da campanha. Unipampa. ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/obeduc/eventos/eneq-encontro-nacional-de-ensino-de-quimica/. Acesso em 16 de set. 2021.
PRADO, Letícia; RODRIGUES, Daniele Fernanda. Mulheres na História da Ciência: uma década de publicações nas revistas Química Nova e Química Nova na Escola. História da Ciência e Ensino, São Paulo, v.19, p.54-70, 2019.
ROMERO, Adriano Lopes; CUNHA, Marcia Borin da. Um olhar para os aspectos históricos da tabela periódica presentes em textos de divulgação científica publicados na revista Galileu. Actio: Docência em Ciências, Curitiba, Edição Especial com os Anais da III Semana das Licenciaturas, p. 1- 14, 2019.
SOUSA, Célia et al. Representação da mulher em livros didáticos de química. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 4, p. 241-253, 2019.
Copyright (c) 2022 Diana Stefanny Santos Amaral, Jeane Cristina Gomes Rotta
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.