Mulheres Cientistas e o Ensino de Ciências Naturais: um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC

  • Diana Stefanny Santos Amaral Universidade de Brasília - UNB
  • Jeane Cristina Gomes Rotta Universidade de Brasília - UNB
Palavras-chave: mulheres nas Ciências;, gênero;, ensino de Ciências;

Resumo

 

 

A participação feminina nas Ciências e nas carreiras científicas tem sido tema de pesquisas na área de Ensino de Ciências. Portanto, este trabalho tem como objetivo compreender como a temática, mulheres nas Ciências Naturais, tem sido abordada nos trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química e no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. A pesquisa bibliográfica foi de cunho qualitativo e foram selecionados trinta e quatro trabalhos. Esses foram analisados com base na Análise de Conteúdo e foram elencadas quatro categorias: Pesquisas teóricas; Visão docente e discente sobre as mulheres nas Ciências; Mulheres e Ciências e Atividades e ações que (in)visibilizam a mulher nas Ciências. Os resultados demonstraram que o número de trabalhos nessa temática aumentou ao longo das edições de cada evento, evidenciando a sua importância e ressaltando que ela tem sido pesquisada em diferentes vertentes.  Os trabalhos também evidenciaram que essa temática precisa ser discutida no âmbito escolar e na formação de professores, visando desconstruir visões preconceituosas que historicamente determinaram o papel na sociedade de homens e mulheres e promover uma maior equidade social.

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Biografia do Autor

Jeane Cristina Gomes Rotta, Universidade de Brasília - UNB



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Publicado
23-06-2022
Como Citar
AMARAL, D.; ROTTA, J. Mulheres Cientistas e o Ensino de Ciências Naturais: um panorama das publicações do ENEQ e ENPEC. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 167-182, 23 jun. 2022.