O ensino da tabela periódica na Educação Básica e nas Escolas do/no Campo

  • Cledir Paz Lopes Universidade Federal do Pampa -UNIPAMPA
  • Denise da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Maritza Costa Moraes  Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA.
Palavras-chave: Tabela Periódica;, Ensino de Química;, Currículo;

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no Curso de Educação do Campo – Licenciatura com ênfase em Ciências da Natureza. O objetivo do trabalho é mostrar como estão apresentados os conceitos de Tabela Periódica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em comparação com a matriz curricular de duas Escolas do/no Campo do município de Dom Pedrito/RS. A abordagem metodológica é qualitativa, quanto aos objetivos está se caracteriza como exploratória e descrita. Enquanto resultado, observamos que os conceitos de Tabela Periódica não aparecem, explicitamente, na BNCC. Porém, este conteúdo está sinalizado nos currículos escolares, para ser desenvolvido no nono ano. Com este estudo podemos considerar que as orientações da BNCC servem de apoio para a construção e organização curricular das escolas, permitindo a autonomia destas instituições. Além disto, é preciso promover um estudo contextualizado que atenda às demandas da contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Cledir Paz Lopes, Universidade Federal do Pampa -UNIPAMPA



Maritza Costa Moraes , Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA.



Publicado
23-06-2022
Como Citar
PAZ LOPES, C.; DA SILVA, D.; MORAES , M. O ensino da tabela periódica na Educação Básica e nas Escolas do/no Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 147-166, 23 jun. 2022.