O ensino da tabela periódica na Educação Básica e nas Escolas do/no Campo

Autores

  • Cledir Paz Lopes Universidade Federal do Pampa -UNIPAMPA
  • Denise da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Maritza Costa Moraes  Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA.

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.12995

Palavras-chave:

Tabela Periódica;, Ensino de Química;, Currículo;

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida no Curso de Educação do Campo – Licenciatura com ênfase em Ciências da Natureza. O objetivo do trabalho é mostrar como estão apresentados os conceitos de Tabela Periódica na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em comparação com a matriz curricular de duas Escolas do/no Campo do município de Dom Pedrito/RS. A abordagem metodológica é qualitativa, quanto aos objetivos está se caracteriza como exploratória e descrita. Enquanto resultado, observamos que os conceitos de Tabela Periódica não aparecem, explicitamente, na BNCC. Porém, este conteúdo está sinalizado nos currículos escolares, para ser desenvolvido no nono ano. Com este estudo podemos considerar que as orientações da BNCC servem de apoio para a construção e organização curricular das escolas, permitindo a autonomia destas instituições. Além disto, é preciso promover um estudo contextualizado que atenda às demandas da contemporaneidade.

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Biografia do Autor

  • Cledir Paz Lopes, Universidade Federal do Pampa -UNIPAMPA



  • Maritza Costa Moraes , Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA.



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Publicado

23-06-2022

Como Citar

O ensino da tabela periódica na Educação Básica e nas Escolas do/no Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 147–166, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n2.12995. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12995. Acesso em: 1 mar. 2025.