Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências

  • Carlos Ventura Fonseca  Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRG
  • Fernanda Bianca Hesse Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRG
Palavras-chave: Educação Superior;, Práticas pedagógicas;, Modelos pedagógicos;

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre sequências didáticas e práticas pedagógicas no contexto do Ensino Superior. Foi consultado um conjunto de sete periódicos brasileiros da área de Educação em Ciências, selecionando-se os artigos com base em palavras-chave específicas. Realizou-se análise de conteúdo dos textos apropriados para a amostra, com foco investigativo direcionado aos modelos pedagógicos decorrentes das atividades descritas. Os resultados obtidos explicitam a frequência pouco significativa de artigos relacionados à temática investigada, bem como denotam a necessidade de que docentes da Educação Superior, que atuam no campo acadêmico em tela, busquem a ampliação quantitativa e a qualificação de pesquisas que enfoquem suas experiências de ensino, o que pode proporcionar o aperfeiçoamento destas.

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Biografia do Autor

Carlos Ventura Fonseca , Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRG



Fernanda Bianca Hesse, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRG



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Publicado
23-06-2022
Como Citar
FONSECA , C.; HESSE, F. Investigando a Pedagogia Universitária: revisão de sequências didáticas e práticas pedagógicas em periódicos nacionais da área de Educação em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 108-129, 23 jun. 2022.