Formação Integral para o Século XXI: um estudo de caso sob a ótica dos conteúdos negligenciados no ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n6.12832

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Conteúdos Negligenciados, Formação Integral

Resumo

O presente estudo tem como questão norteadora: que implicações a negligência de conteúdos no ensino de ciências pode apresentar à formação integral dos estudantes? Como objetivo, busca-se investigar as principais necessidades e dificuldades que os estudantes apresentam para uma formação integral e a forma como os professores suprem ou não tais aspectos. A investigação é de caráter qualitativo e foi realizada em escolas públicas da região metropolitana de uma cidade do sul do Brasil, enquadrando-se como um estudo de caso. Para atender ao objetivo da pesquisa, foram utilizados como instrumentos de coletas de dados a entrevista semiestruturada, partindo de uma questão confrontativa, e a observação direta de aulas, conforme proposto por Yin (2005) e Flick (2009). Os dados coletados foram transcritos para um corpus e analisados por meio da Análise Textual Discursiva descrita por Moraes e Galiazzi (2011). Como resultado, foi obtido seis categorias intermediárias, organizadas em três categorias finais que refletem diferentes fatores envolvidos com a negligência de conteúdos. Buscou-se como enfoque a apresentação da categoria emergente “os conteúdos e seus impactos na formação integral do sujeito”, a qual apresenta um maior número de argumentos relacionados à questão norteadora e ao objetivo da investigação. A categoria em questão dividiu-se em duas subcategorias: dificuldades e demais fatores envolvidos na aprendizagem dos estudantes e os aspectos das relações em sala de aula.

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Biografia do Autor

  • Luiz Alberto Lorenzi Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Mestre e Doutorando em Educação em Ciência e Matemática (PUCRS). Especialista em Ensino de Biolologia (UniCSul). Licenciado em Ciência Biológica (PUCRS). Professor de Ciências dos municípios de Alvorada e Gravataí, RS.

  • Valderez Marina do Rosário Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Doutora em Educação (PUCRS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências e Matemática da PUCRS. Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

Formação Integral para o Século XXI: um estudo de caso sob a ótica dos conteúdos negligenciados no ensino de ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 6, p. 544–569, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n6.12832. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12832. Acesso em: 2 mar. 2025.