Contribuições da pesquisa em sala de aula para formação integral: percepções de egressos do Ensino Médio

Autores

  • Aline Estivalet Aline Estivalet Reginato
  • Marcelo Prado Amaral-Rosa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Valderez Marina do Rosário Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i3.11781

Palavras-chave:

Formação Integral, Pesquisa em sala de aula, Análise Textual Discursiva

Resumo

O objetivo foi compreender as contribuições da pesquisa em sala de aula para a formação integral de estudantes egressos do Ensino Médio. A abordagem da pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso. Os participantes foram 10 egressos de uma escola pública do Sul do Brasil. O material foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva. Três categorias emergiram ao final do processo analítico, sendo elas: i) percepções dos estudantes sobre pesquisa; ii) a pesquisa em sala de aula no cotidiano dos estudantes; iii) a importância do Pibid e do Seminário Integrado para a formação pessoal. Cada categoria colaborou para compreender as contribuições da pesquisa em sala de aula para a formação integral. Por fim, almeja-se colaborar para que as atividades com pesquisa possam ser desenvolvidas nas escolas, fazendo parte da vida cotidiana escolar a fim de ofertar uma Educação Integral no que se refere ao ensino de Ciências.

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Publicado

13-11-2020

Como Citar

Contribuições da pesquisa em sala de aula para formação integral: percepções de egressos do Ensino Médio. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 118 a 139, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11781. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11781. Acesso em: 1 mar. 2025.