Contribuições da pesquisa em sala de aula para formação integral: percepções de egressos do Ensino Médio
Resumo
O objetivo foi compreender as contribuições da pesquisa em sala de aula para a formação integral de estudantes egressos do Ensino Médio. A abordagem da pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso. Os participantes foram 10 egressos de uma escola pública do Sul do Brasil. O material foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva. Três categorias emergiram ao final do processo analítico, sendo elas: i) percepções dos estudantes sobre pesquisa; ii) a pesquisa em sala de aula no cotidiano dos estudantes; iii) a importância do Pibid e do Seminário Integrado para a formação pessoal. Cada categoria colaborou para compreender as contribuições da pesquisa em sala de aula para a formação integral. Por fim, almeja-se colaborar para que as atividades com pesquisa possam ser desenvolvidas nas escolas, fazendo parte da vida cotidiana escolar a fim de ofertar uma Educação Integral no que se refere ao ensino de Ciências.
Downloads
Copyright (c) 2020 Aline Estivalet Aline Estivalet Reginato, Marcelo Prado Amaral-Rosa, Valderez Marina do Rosário Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.