Ensino de Física Moderna no Ensino Médio: uma proposta didática para o estudo da evolução do modelo atômico

  • Ana Suellen Gomes da Silva
  • Hercília Alves Pereira de Carvalho Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Gisele Strieder Philippsen UFPR
Palavras-chave: Ensino de Física Moderna e Contemporânea; Modelo Atômico; Aprendizagem Significativa

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de ensino sobre o tema Evolução do Modelo Atômico. A proposta surgiu devido às dificuldades em se trabalhar Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio, dentre as quais cita-se a falta de materiais didáticos adequados, o pouco tempo para se explorar a FMC nas aulas regulares e a fragilidade quanto à formação matemática dos estudantes. Diante desta conjuntura, propõe-se uma sequência didática embasada na teoria da Aprendizagem Significativa, com o total de oito aulas. A sequência percorre a linha do tempo relacionada às primeiras concepções acerca da constituição da matéria e à evolução do modelo atômico, utilizando recursos computacionais (simuladores, animações e vídeos), a construção de estruturas representativas dos modelos atômicos e também um experimento (teste de chama). Recursos didáticos como estes, com grande potencial significativo para o entendimento de conceitos mais abstratos, são de grande valia no estudo dos conceitos relativos à evolução do modelo atômico.

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Publicado
13-08-2022
Como Citar
GOMES DA SILVA, A.; ALVES PEREIRA DE CARVALHO, H.; STRIEDER PHILIPPSEN, G. Ensino de Física Moderna no Ensino Médio: uma proposta didática para o estudo da evolução do modelo atômico. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 3, p. 392-408, 13 ago. 2022.
Seção
Propostas Didáticas