Ensino de Física Moderna no Ensino Médio: uma proposta didática para o estudo da evolução do modelo atômico
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino sobre o tema Evolução do Modelo Atômico. A proposta surgiu devido às dificuldades em se trabalhar Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio, dentre as quais cita-se a falta de materiais didáticos adequados, o pouco tempo para se explorar a FMC nas aulas regulares e a fragilidade quanto à formação matemática dos estudantes. Diante desta conjuntura, propõe-se uma sequência didática embasada na teoria da Aprendizagem Significativa, com o total de oito aulas. A sequência percorre a linha do tempo relacionada às primeiras concepções acerca da constituição da matéria e à evolução do modelo atômico, utilizando recursos computacionais (simuladores, animações e vídeos), a construção de estruturas representativas dos modelos atômicos e também um experimento (teste de chama). Recursos didáticos como estes, com grande potencial significativo para o entendimento de conceitos mais abstratos, são de grande valia no estudo dos conceitos relativos à evolução do modelo atômico.
Downloads
Referências
ABDALLA, M. C. B. O discreto charme das partículas elementares. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2016.
ALCÂNTARA, L. Teste da Chama. 2008. Disponível em:
ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Uma revisão da literatura sobre estudos relativos a tecnologias computacionais no ensino de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 3, 2004.
ATKINS, P; JONES, L. Princípios de Química. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
BORSEKOWSKY, A. R. et al. Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 2, p. 13-22, 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Ensino Médio), 2000. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Linguagens, códigos e suas tecnologias: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais – PCNS+. Brasília: 2002.
BROWN, T; LEMAY, H. E; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. 9 ed. Prentice-Hall, 2005.
CASTOLDI, R.; POLINARSKI, C. A. A utilização de recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. I simpósio Internacional de Ensino e Tecnologia, p. 684-692, 2009.
CHRISTIAN, W.; ESQUEMBRE, F.; BARBATO, L. Open Source Physics. Science, v. 334, n. 6059, p.1077-1078, 25 nov. 2011.
DIAS, P. M. C.; SANTOS, W. M. S.; SOUZA, M. T. M. A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, Rio de Janeiro, v. 26, n. 3, ago. 2004.
EISBERG, R.; RESNICK, R. Física Quântica. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 1979.
EGUEZ, B. A. P; VELOSO, M. S. S. O. Uso de tecnologias na Física: Possibilidades contemporâneas na transmissão de conhecimentos. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 3, p. 418-431, 2021.
GONDIM, E; RODRIGUES, O. M. PRÉ-SOCRÁTICOS E A NOÇÃO DE SER: UMA PANORÂMICA. Prâksis, Novo Hamburgo, v. 2, n. 1, p.31-42, fev. 2011.
MEDEIROS, A. Eric Rogers e o ensino de física moderna. Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007.
MOREIRA, M. A. Organizadores prévios e aprendizagem significativa. Revista Chilena de Educación Científica, v. 7, n. 2, p. 23-30, 2008.
MOREIRA, M. A. Al final, qué es aprendizaje significativo? Qurriculum, n. 25, p. 29-56, 2012.
MOREIRA, M. A. Concept maps and meaningful learning. Porto Alegre, 2012.
PASTORIO, D. P.; SAUERWEIN, R. A. Uma revisão de literatura sobre o computador no ensino de Física. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n. Extra, p. 1337-1342, 2017.
PEREIRA, L. S; SILVA, J. L. P. B. Uma História do Antiatomismo: Possibilidades para o Ensino de Química. QuÍmica Nova na Escola, São Paulo, v. 40, n. 1, p.19-24, 24 maio 2017.
PIETROCOLA, M.; BROCKINGTON, G. Recursos computacionais disponíveis na internet para o ensino de física moderna e contemporânea. Atas do IV ENPEC. Bauru, São Paulo, 2003.
SIQUEIRA, M. R. P. Professores de física em contexto de inovação curricular: saberes docentes e superação de obstáculos didáticos no ensino de física moderna e contemporânea. 2012. 2003 f. Tese (Doutorado) - Curso de Física, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
TRUNDLE, K. C., e BELL, R. L. The use of a computer simulation to promote conceptual change: A quasi-exper-imental study. Computers & Education, 54, 1078–1088, 2010.
YOUNG; FREEDMAN. Física IV: ótica e física moderna. 12. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2009.
Copyright (c) 2022 Ana Suellen Gomes da Silva, Hercilia Alves Pereira de Carvalho, Gisele Strieder Philippsen
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.