Ensino de circuitos elétricos por meio de tecnologias digitais: uma proposta didática baseada na Aprendizagem Significativa e nos Três Momentos Pedagógicos
Resumo
Diversos conceitos em Física, dentre os quais os correlatos aos circuitos elétricos, são considerados abstratos. Tal fato dificulta a compreensão por parte dos estudantes que, consequentemente, acabam considerando-os enfadonhos e sem aplicabilidades reais, o que conduz à desmotivação para o estudo da Física. Neste cenário as tecnologias digitais constituem um importante recurso pedagógico, visto que estas oferecem ferramentas de fácil utilização, baixo ou nenhum custo e permitem o desenvolvimento de aulas mais atrativas aos alunos. Mais especificamente no tocante aos simuladores computacionais, é possível a visualização e a interação com representações de sistemas físicos, mesmo em escalas microscópicas, o que contribui para o entendimento de conceitos correlatos a estes sistemas. Diante do exposto, apresenta-se neste trabalho uma proposta didática referente aos conceitos de circuitos elétricos embasada no uso de tecnologias digitais, fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa e na dinâmica de ensino dos Três Momentos Pedagógicos. Espera-se que a mesma possa contribuir para o aprendizado significativo relacionado a este importante tópico da Física, bem como à motivação para o estudo desta ciência.
Downloads
Copyright (c) 2021 Guilherme Henrique Correia Domingues, Hercília Alves Pereira de Carvalho, Gisele Strieder Philippsen
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.