A arte de contar histórias na Educação Infantil: reflexões para a construção de saberes diversos

Palavras-chave: Contação de Histórias, Docência Crítica, Educação Infantil, Múltiplos saberes, Ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho visa apresentar algumas reflexões sobre a arte de contar histórias na docência da Educação Infantil para as aprendizagens diversas, tendo em vista as interações e brincadeiras. Ancoramos este estudo em autores que versam sobre a Contação de histórias como Ilan Brenman e Fanny Abramovick. As relações com Ensino de Ciências serão apresentadas a partir de três livros de literatura infantil em que os diálogos entre fala, escuta, pensamento e imaginação são caminhos para o desenvolvimento integral dos sujeitos dessa primeira etapa da Educação Básica. Defendemos um ensino plural, dinâmico, democrático, participativo, literário e científico para as aprendizagens diversas e inserção da leitura nesta fase do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria da Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC

Doutoranda(2019) e Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro(2016), Especialista em Deficiência Auditiva/Surdez pela Unirio(2015), Especialista em Contação de Histórias no Imaginário Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2014) e Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente, atua como professora e Orientadora Pedagógica da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, contadora de histórias e mediadora presencial do consórcio Cederj (UNIRIO). Tem experiência na área de formação de professores para a Educação Básica e Mediação Docente no Ensino Superior na modalidade EAD.

Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC

Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, formado em licenciatura em matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Especializado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especializado em Novas Tecnologias para o Ensino de Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ); Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Cursando Doutorado em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Participante do Grupo de Pesquisa CAFE - Ciência, Arte, Formação e Ensino; Pesquisador do grupo de pesquisa Práticas, Tecnologia Digital e Inclusão na Educação de Jovens e Adultos; Experiência em Matemática, Ensino de Matemática e Contabilidade.

Luiz Felipe Santoro Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC

Doutorando em Ensino de Ciências – IFRJ (PROPEC), Mestre em Ensino de Ciências da Natureza – UFF (PPECN), Mediador presencial do curso de Licenciatura em Química – UFRJ oferecido pelo Consórcio CEDERJ, Membro pesquisador no Grupo de Pesquisa: Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade – C(A)TS, do IFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Thiago Rodrigues de Sá Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

É Licenciado em Química/IFRJ, Mestre em Ensino de Ciências da Natureza/UFF e Doutorando em Ensino de Ciências – IFRJ (PROPEC). Atualmente é mediador presencial do curso de Licenciatura em Química – UFRJ oferecido pelo Consórcio CEDERJ e membro pesquisador no Grupo de Pesquisa: Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade – C(A)TS, do IFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Maylta Brandão dos Anjos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental e formação de professores. Desenvolve trabalhos de pesquisa junto aos professores da Educação Básica e Superior, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica; Ensino de Ciências.

Publicado
16-03-2022
Como Citar
LIMA, V. DA S.; BRAGA, E. DOS S. DE O.; DANTAS, L. F. S.; RODRIGUES DE SÁ ALVES, T.; ANJOS, M. B. DOS. A arte de contar histórias na Educação Infantil: reflexões para a construção de saberes diversos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 1, p. 318-336, 16 mar. 2022.