A arte de contar histórias na Educação Infantil: reflexões para a construção de saberes diversos
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.11768Palavras-chave:
Contação de Histórias, Docência Crítica, Educação Infantil, Múltiplos saberes, Ensino de CiênciasResumo
Este trabalho visa apresentar algumas reflexões sobre a arte de contar histórias na docência da Educação Infantil para as aprendizagens diversas, tendo em vista as interações e brincadeiras. Ancoramos este estudo em autores que versam sobre a Contação de histórias como Ilan Brenman e Fanny Abramovick. As relações com Ensino de Ciências serão apresentadas a partir de três livros de literatura infantil em que os diálogos entre fala, escuta, pensamento e imaginação são caminhos para o desenvolvimento integral dos sujeitos dessa primeira etapa da Educação Básica. Defendemos um ensino plural, dinâmico, democrático, participativo, literário e científico para as aprendizagens diversas e inserção da leitura nesta fase do ensino.