Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS

  • MARLISE GRECCO DE SOUZA SILVEIRA UFSM
  • Jeferson Rosa Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcio Tavares Costa Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana
  • Edward Frederico Castro Pessano Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana
Palavras-chave: Educação ambiental; Formação continuada; Comunidade escolar.

Resumo

Considerando a relevância da educação ambiental (EA), esse trabalho tem por objetivo realizar um diagnóstico da realidade escolar, de uma instituição de ensino pública do município de Uruguaiana/RS. Para tanto, os espaços físicos e geográficos, bem como os recursos humanos da escola foram analisados. Ademais, foi realizada uma análise documental do Projeto Político Administrativo Pedagógico (PPAP) dessa instituição, a fim de identificar a abordagem curricular com a temática relacionada à EA. Ainda, buscou-se conhecer a formação dos professores atuantes nessa instituição. Os resultados demonstraram que, embora exista no PPAP da escola a orientação para uma abordagem da temática ambiental, quase a metade dos professores investigados não obteve formação continuada com essa temática, fator que potencializa o não desenvolvimento de ações em sala de aula, relacionada à EA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeferson Rosa Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2019), Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza, certificado na CAPES e na UFRGS dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9254712785950587, Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande -PPGEA/FURG, Participante do Grupo de Pesquisa: Educação Ambiental nos Processos de Gestão Ambiental - EA-FURG. Especialista em Educação em Ciências - UNIPAMPA (2013), Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (2011). Possui experiência com Agricultura Irrigada, Licenciamento Ambiental na Área, Auditorias Ambientais, Sistemas de Gestão Ambiental, Planos de Gestão Ambiental, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde, Recuperação de Áreas Degradadas, Estudos de Impactos Ambientais e Relatórios de Impactos Ambientais, Agroecologia, Educação Ambiental, Recursos Hídricos.

Márcio Tavares Costa, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2008, 2009), pós-graduado lato senso em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo (2011). Mestre (2016), e atualmente doutorando, pelo PPG Bioquímica da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, com atuação na Linha de Pesquisa - Química e Bioquímica de Produtos Biologicamente Ativos. Integra o Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ). É Técnico de Laboratório - Biologia (40h) na UNIPAMPA - Uruguaiana. E-mail: marciocosta@unipampa.edu.br

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005 e Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente estudos de educação ambiental, ensino de ciências, biologia, ecologia e de dinâmica populacional. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU), Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e no Grupo de Ação Interdisciplinar Aplicada (UNIGAIA), desenvolvendo ações relacionadas a Capacitação, Educação e Extensão para Pescadores, Alunos e Professores da Educação Básica. Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA.

Publicado
18-12-2020
Como Citar
SILVEIRA, M.; SOARES, J.; COSTA, M.; PESSANO, E. Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 25-44, 18 dez. 2020.