O Estágio de Docência em Ciências da Natureza como Situação Gnosiológica: possibilidades na Licenciatura em Educação do Campo

Autores

  • Marilisa Bialvo Hoffmann Faculdade de Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Saul Benhur Schirmer Faculdade de Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11820

Palavras-chave:

Estágio de Docência;, Educação do Campo;, Ciências da Natureza;, Situação Gnosiológica;, ; Paulo Freire.

Resumo

O artigo desenvolve uma reflexão teórica em torno do estágio de docência na Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC). Foram abordados aspectos dos estágios realizados no âmbito das Ciências da Natureza e como suas particularidades permitem descrevê-los como uma ação essencialmente gnosiológica, no sentido freireano. São demandas inerentes à Educação do Campo, por exemplo, a formação por área de conhecimento, a docência compartilhada, o diálogo com espaços educativos não-escolares; questões para as quais, muitas vezes, não há suficientes indicações e referências na literatura da área de Ensino de Ciências. Constata-se que a articulação necessária entre a área de Ensino de Ciências e a Educação do Campo não se dá por uma simples união dos conhecimentos acumulados nas mesmas, mas pela constituição de novos saberes a partir desses. Conforme indicam os resultados, a superação dos desafios do Estágio de Docência na LEdoC, enquanto situação gnosiológica, exige de orientadores e estagiários uma relação dialógica constante, curiosidade epistemológica, bem como a produção de conhecimento novo, que atenda às demandas desta formação docente. Entender o estágio como situação gnosiológica mostra-se assim um caminho importante, pois traz à tona processos emergentes das realidades demandadas pelas LEdoC e suas interfaces com o Ensino de Ciências.

Downloads

Biografia do Autor

  • Marilisa Bialvo Hoffmann, Faculdade de Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutora e Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Professora do Departamento de Ensino e Currículo/Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

  • Saul Benhur Schirmer, Faculdade de Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Educação em Ciências (UFSM). Professor adjunto do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

BIALVO HOFFMANN, Marilisa; SCHIRMER, Saul Benhur. O Estágio de Docência em Ciências da Natureza como Situação Gnosiológica: possibilidades na Licenciatura em Educação do Campo. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 4, p. 272–285, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11820. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11820. Acesso em: 1 abr. 2025.