O estágio de docência na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza: um panorama a partir dos espaços educativos escolares

  • Brenda Sarmiento de Andrade
  • Bruna Sarmiento de Andrade
  • Marilisa Bialvo Hoffmann UFRGS
  • Saul Benhur Schirmer

Resumo

O presente artigo é resultante de um trabalho de conclusão no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) campus Porto Alegre. Investigou-se, o conhecimento em torno do perfil, formação, desafios e possibilidades acerca da formação docente presentes nos municípios atendidos pela Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza (EduCampo). Para tanto, o estudo foi organizado em três etapas: levantamento dos locais de abrangência e de efetiva atuação do curso; levantamento e organização dos dados referentes às escolas e professores dos locais onde são realizados os estágios de docência; e realização de entrevista com alguns professores supervisores de estágio nas escolas.  Com auxílio da Análise Textual Discursiva (ATD), os resultados demonstram as potencialidades e a necessidade de articulações na área de abrangência do curso; a demanda de reconhecimento do curso na região metropolitana; e a importância de uma formação de professores por área de conhecimento na área de Ciências da Natureza voltada para as especificidades do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
19-09-2019
Como Citar
DE ANDRADE, B.; DE ANDRADE, B.; HOFFMANN, M.; SCHIRMER, S. O estágio de docência na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza: um panorama a partir dos espaços educativos escolares. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 185-203, 19 set. 2019.