O estágio de docência na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza: um panorama a partir dos espaços educativos escolares

Autores

  • Brenda Sarmiento de Andrade
  • Bruna Sarmiento de Andrade
  • Marilisa Bialvo Hoffmann UFRGS
  • Saul Benhur Schirmer

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i2.10911

Resumo

O presente artigo é resultante de um trabalho de conclusão no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) campus Porto Alegre. Investigou-se, o conhecimento em torno do perfil, formação, desafios e possibilidades acerca da formação docente presentes nos municípios atendidos pela Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza (EduCampo). Para tanto, o estudo foi organizado em três etapas: levantamento dos locais de abrangência e de efetiva atuação do curso; levantamento e organização dos dados referentes às escolas e professores dos locais onde são realizados os estágios de docência; e realização de entrevista com alguns professores supervisores de estágio nas escolas.  Com auxílio da Análise Textual Discursiva (ATD), os resultados demonstram as potencialidades e a necessidade de articulações na área de abrangência do curso; a demanda de reconhecimento do curso na região metropolitana; e a importância de uma formação de professores por área de conhecimento na área de Ciências da Natureza voltada para as especificidades do campo.

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Publicado

19-09-2019

Como Citar

DE ANDRADE, Brenda Sarmiento; DE ANDRADE, Bruna Sarmiento; HOFFMANN, Marilisa Bialvo; SCHIRMER, Saul Benhur. O estágio de docência na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza: um panorama a partir dos espaços educativos escolares. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 2, n. 2, p. 185–203, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10911. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10911. Acesso em: 6 dez. 2025.