Perspectivas antirracistas no Ensino de Ciências e Matemática: Uma análise da Base Comum Curricular de Esteio/RS

Autores

  • Michele Assis de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS
  • Marilisa Bialvo Hoffmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12149

Palavras-chave:

Educação Inclusiva;, Educação Antirracista;, Currículo.

Resumo

Uma educação antirracista envolve a relação e o convívio entre pessoas e estrutura social. Este convívio é ampliado no ambiente escolar, pois é neste espaço que crianças e jovens estabelecem novas relações sociais com pessoas de diferentes etnias, gêneros e identidades. Tais relações acabam por influenciar diretamente a construção da autoimagem de cada indivíduo. Assim, a educação antirracista é aquela que atua de modo a permitir que todos tenham sua identidade e história acolhida no espaço escolar. Para além do processo de ensino conteudista, um dos principais desafios éticos do ensino dos componentes curriculares nas escolas é a garantia do reconhecimento e valorização da pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro. A presente pesquisa, por meio de análise documental, examina a Base Municipal Comum Curricular do Ensino Fundamental do município de Esteio (RS), homologada no ano de 2017, sob a perspectiva antirracista, verificando se a temática da diversidade étnico-racial está presente nas diretrizes deste documento e, ainda, se há orientações para sua abordagem em sala de aula. Com a análise, constatou-se que a temática racial ainda não conquistou um espaço de destaque na prática pedagógica e que existem lacunas visíveis nas orientações do documento.

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Publicado

03-03-2021

Como Citar

ASSIS DE OLIVEIRA, Michele; BIALVO HOFFMANN, Marilisa. Perspectivas antirracistas no Ensino de Ciências e Matemática: Uma análise da Base Comum Curricular de Esteio/RS. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 3, p. 596–613, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12149. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12149. Acesso em: 1 abr. 2025.