Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química

  • Simone Mertins Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lorita Aparecida Veloso Galle Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Carla Melo da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Aprendizagem de Química, Perguntas dos estudantes, Pesquisa em Sala de Aula

Resumo

Este estudo de abordagem qualitativa, pretende responder a seguinte indagação: de que modo perguntas sobre combustíveis, propostas por estudantes, podem contribuir para a aprendizagem de Química Orgânica? Esta pesquisa, com abordagem qualitativa, foi efetuada no contexto do componente curricular de Química, em que participaram 20 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Sul. A investigação ocorreu no âmbito de uma atividade que utilizou como procedimento didático a Pesquisa em Sala de Aula. Os dados foram coletados mediante instrumentais aplicados no início e no final da atividade, tratados por meio da Análise textual discursiva. As categorias emergentes da análise indicam que a inserção das perguntas dos discentes em propostas didáticas envolvendo a pesquisa perpassa a compreensão de que o estudante é um sujeito capaz de protagonizar sua aprendizagem e elaborar novos saberes a partir do que já conhece, além de dar sentido ao que é estudado na escola. Por fim, evidencia-se que, mais do que apenas esclarecer dúvidas, as perguntas dos estudantes têm o potencial de auxiliar o professor na organização e na realização do ensino de Química.

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Publicado
13-11-2020
Como Citar
MERTINS, S.; VELOSO GALLE, L.; MELO DA SILVA, C. Pesquisa como princípio educativo: contribuições das perguntas dos estudantes para a aprendizagem de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 3, p. 190 a 207, 13 nov. 2020.