As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais

  • Simone Mertins PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Carla Melo da Silva PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Amaral Rosa PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maurivan Güntzel Ramos PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: : perguntas dos estudantes;, problemas conceituais;, ensino de Ciências

Resumo

Este estudo buscou responder à seguinte pergunta norteadora: De que modo as perguntas propostas por estudantes de Ensino Fundamental e Médio revelam os problemas conceituais que os estudantes têm em relação aos conceitos científicos?  Os participantes foram 187 estudantes de quatro turmas de 5º ano do Ensino Fundamental e de quatro turmas de 2º ano do Ensino Médio, provenientes de quatro escolas públicas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Após observarem um experimento em que ocorreu a extinção da chama de uma vela por ação do gás carbônico, os estudantes propuseram 603 perguntas sobre suas dúvidas e interesses em relação ao fenômeno observado. Para esse estudo, o corpus foi recortado, com vistas às perguntas que continham problemas conceituais. Desse modo, analisamos 63 perguntas dos estudantes de Ensino Médio e 40 perguntas dos estudantes de Ensino Fundamental. Essas perguntas foram categorizadas em relação aos problemas conceituais presentes, por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que, em ambos os níveis de ensino, a forma como a proposição de ensino é executada está falha. Daí a relevância desse estudo, que aponta as perguntas dos estudantes e sua utilização como retomada das abordagens em sala de aula, a fim de sanar as compreensões equivocadas.

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Publicado
03-03-2021
Como Citar
MERTINS, S.; DA SILVA, C.; ROSA, M.; GÜNTZEL RAMOS, M. As perguntas dos estudantes para o ensino de Ciências: um meio de identificar problemas conceituais. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 41-57, 3 mar. 2021.