Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa

  • Wellington da Silva Universidade Estadual Paulista – UNESP - FC https://orcid.org/0000-0003-4676-3022
  • Alice Assis UNESP
  • Silmar Antonio Travain Universidade Estadual Paulista – UNESP - FC

Resumo

Este trabalho corresponde a uma proposta de utilização de uma atividade experimental para abordar os conteúdos de função quadrática e lançamento oblíquo de forma investigativa com intuito de facilitar a abordagem de conceitos e despertar o interesse do aluno para o conteúdo, capacitando-o a formular e compreender a teoria fundamentado em uma situação real. Para isso, propõe-se a utilização de materiais de baixo custo para a construção de um minifoguete e de recursos tecnológicos, como o software GeoGebra, para analisar e embasar as discussões sobre a trajetória desse minifoguete, bem como os conceitos físicos e matemáticos envolvidos. Esta proposta pode ser aplicada com estudantes de Ensino Médio, devendo ser desenvolvida antes de qualquer discussão a respeito de função quadrática, pois espera-se que os alunos desenvolvam o conteúdo de forma investigativa embasados em suas observações e indagações coletivas, uma vez que terão, inicialmente, um único desafio: fazer com que o minifoguete obtenha o maior alcance horizontal. A partir da observação e discussão desse experimento, é possível validar algumas propriedades e conceitos, levar o aluno a perceber a teoria e articulá-la com o cotidiano, além de possibilitar a formalização matemática que, muitas vezes, parece abstrata.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
25-08-2020
Como Citar
DA SILVA, W.; ASSIS, A.; TRAVAIN, S. Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 334-348, 25 ago. 2020.