A visão dos alunos do ensino fundamental sobre a caloria dos alimentos e seu impacto na saúde

  • Silmar Antonio Travain Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá/UNESP - Universidade Estadual Paulista
  • Cinthia Del Bianco Barbosa Travain Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista – FEG/UNESP
  • Alice Assis Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista – FEG/UNESP
Palavras-chave: caloria dos alimentos, atividade lúdica, educação alimentar

Resumo

Nos últimos anos pesquisas realizadas mostram um aumento de doenças crônicas não transmissíveis em crianças em idade pré-escolar e escolar, indicando problemas relacionados à má alimentação e sedentarismo. Neste trabalho foi discutido o tema calorias dos alimentos e seu impacto na saúde, utilizando experiências lúdicas que possibilitem melhorar os hábitos alimentares dos indivíduos e os tornem conscientes da importância da alimentação saudável. O professor com o auxílio de uma nutricionista, desenvolveu uma atividade lúdica através de um jogo com contagem das calorias dos alimentos, associada à apresentação de materiais didáticos, como um dorso humano, uma pirâmide alimentar e amostras de composições alimentares de açúcar e gordura. Nesta proposta, foi incluído o uso do jogo como instrumento para o Ensino de Ciências, que possibilitou uma maior aproximação entre alunos e professor propiciando uma aprendizagem de maneira mais dinâmica e agradável, fazendo com que os alunos tomem consciência dos alimentos que consomem e as consequências para seu organismo. O desenvolvimento desta proposta foi realizado na escola por ser considerado um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenhar um papel fundamental na formação de valores.

Publicado
17-02-2019
Como Citar
TRAVAIN, S.; TRAVAIN, C.; ASSIS, A. A visão dos alunos do ensino fundamental sobre a caloria dos alimentos e seu impacto na saúde. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 1, n. 3, 17 fev. 2019.
Seção
Relatos de Experiências