Doenças Negligenciadas: proposta de uma sequência didática pautada no enfoque CTS

Resumo

Ressaltar a importância da Ciência e da Tecnologia para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de resolver problemas cotidianos, é uma necessidade urgente nos dias atuais. Nesse contexto, propõe-se o uso de uma sequência didática para abordar o tema Doenças Negligenciadas, pautada no enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade), a ser aplicada em aulas de ciências ou de biologia. Para a sua aplicação são sugeridas diversas estratégias metodológicas de ensino. O desenvolvimento de cada etapa dessa sequência didática foi apresentado de forma detalhada, indicando-se como cada atividade se articula ao enforque CTS. Além disso, destaca-se a importância de que tal sequência seja utilizada segundo a teoria de Vygotsky, ressaltando-se que a interação social pode favorecer o desenvolvimento do senso crítico e a reflexão, bem como a construção da autonomia e da formação cidadã para que o aluno possa tomar decisões responsáveis sobre questões de cunho científico-tecnológico-social, premissas essas do enfoque CTS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Assis, UNESP

Possui graduação em Física - Licenciatura; mestrado e doutorado em Educação Para a Ciência, pela UNESP - Faculdade de Ciências - Câmpus de Bauru. Atualmente é professor assistente doutor da UNESP - Câmpus de Guaratinguetá e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP - Bauru. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - UNIFEI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfoque CTS, formação inicial e continuada de professores, ensino e aprendizagem de ciências, uso de atividades experimentais e de leitura de textos em sala de aula. Líder do grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem, com enfoque na linha de pesquisa Ciência, Tecnologia, Ambiente e Desenvolvimento Humano. Coordena o Núcleo de Ensino local e o Projeto UNATI - Guaratinguetá.

Publicado
19-12-2019
Como Citar
OLIVEIRA, M. C.; ASSIS, A.; TRAVAIN, S. Doenças Negligenciadas: proposta de uma sequência didática pautada no enfoque CTS. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 4, p. 332-348, 19 dez. 2019.
Seção
Propostas Didáticas