Doenças Negligenciadas: proposta de uma sequência didática pautada no enfoque CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2019v2i4.11115

Resumo

Ressaltar a importância da Ciência e da Tecnologia para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de resolver problemas cotidianos, é uma necessidade urgente nos dias atuais. Nesse contexto, propõe-se o uso de uma sequência didática para abordar o tema Doenças Negligenciadas, pautada no enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade), a ser aplicada em aulas de ciências ou de biologia. Para a sua aplicação são sugeridas diversas estratégias metodológicas de ensino. O desenvolvimento de cada etapa dessa sequência didática foi apresentado de forma detalhada, indicando-se como cada atividade se articula ao enforque CTS. Além disso, destaca-se a importância de que tal sequência seja utilizada segundo a teoria de Vygotsky, ressaltando-se que a interação social pode favorecer o desenvolvimento do senso crítico e a reflexão, bem como a construção da autonomia e da formação cidadã para que o aluno possa tomar decisões responsáveis sobre questões de cunho científico-tecnológico-social, premissas essas do enfoque CTS.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alice Assis, UNESP

    Possui graduação em Física - Licenciatura; mestrado e doutorado em Educação Para a Ciência, pela UNESP - Faculdade de Ciências - Câmpus de Bauru. Atualmente é professor assistente doutor da UNESP - Câmpus de Guaratinguetá e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP - Bauru. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências - UNIFEI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfoque CTS, formação inicial e continuada de professores, ensino e aprendizagem de ciências, uso de atividades experimentais e de leitura de textos em sala de aula. Líder do grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem, com enfoque na linha de pesquisa Ciência, Tecnologia, Ambiente e Desenvolvimento Humano. Coordena o Núcleo de Ensino local e o Projeto UNATI - Guaratinguetá.

Downloads

Publicado

19-12-2019

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

Doenças Negligenciadas: proposta de uma sequência didática pautada no enfoque CTS. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 332–348, 2019. DOI: 10.36661/2595-4520.2019v2i4.11115. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11115. Acesso em: 3 mar. 2025.