Os jornais do PCB e a representação no Brasil da atuação soviética na Segunda Guerra

Autores/as

  • Moisés Wagner Franciscon UFPR

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2015n26.8031

Palabras clave:

Representação, mediação, PCB, Segunda Guerra

Resumen

Ao utilizar as técnicas de análise de discurso sobre o texto jornalístico, o artigo aborda o impacto no Brasil do cinema bélico soviético sobre a Segunda Guerra. O contato com esse cinema se dava de várias formas. Os membros e simpatizantes do Partido Comunista Brasileiro detinham acesso a jornais diários ou semanais que, entre suas matérias, conferiam algum destaque ao cinema soviético. Os jornais replicavam a informação emitida pelas agências de notícias de Moscou, ou produziam seu próprio material. Os filmes concorriam (e as vezes venciam) em festivais internacionais. Em algumas ocasiões, foram exibidos oficialmente no próprio território brasileiro (durante os anos em que se procurou reatar as relações diplomáticas e comerciais entre o Brasil e a URSS). Esses jornais permitem apreender tanto a visão dos militantes sobre a Segunda Guerra quanto as variações dessa visão, provocadas pelas subsequentes fissuras no antigo monólito partidário. O que deixará marcas nas sinopses dos filmes ou nas colunas dedicadas às películas e sua produção, publicadas nos jornais Novos Rumos e Voz operária, entre 1949 e 1964.

Palavras-chave: Representação, mediação, PCB, Segunda Guerra.

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Biografía del autor/a

  • Moisés Wagner Franciscon, UFPR

    Doutorando, UFPR.

Publicado

05-06-2018

Cómo citar

FRANCISCON, Moisés Wagner. Os jornais do PCB e a representação no Brasil da atuação soviética na Segunda Guerra. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 26, p. 134–159, 2018. DOI: 10.36661/2238-9717.2015n26.8031. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/8031. Acesso em: 9 mar. 2025.