O novo modelo de repressão do stalinismo tardio, pseudociência e Cinema
Resumen
Se a URSS da década de 1930 foi dominada por modelos de repressão por cota, massivos, o pós-guerra, com maiores dificuldades de controle, conheceu uma máquina profissional e acurada para identificação e coação de dissidentes. Charlatães das pseudociências utilizaram a cultura política e os novos instrumentos de repressão para se impor diante de seus pares cientistas, como demonstra Kojevnikov. A sócio-história cinematográfica de Marc Ferro permite entender como o cinema fez parte da guerra cultural do regime para disseminar tais práticas e tentar unificar o país diante de inimigos internos e externos. Para isso, foram selecionados os filmes Sud chesti, e Velikaya sila, pela temática comum do Tribunal de Honra.
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Citas
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JUKOVSKY. Direção: Vsevolod Pudovkin; Dmitry Vasiliev. Moscou: Mosfilm, 1950. 1 DVD (83 min), color.
MICHURIN. Direção: Aleksandr Dovjenko. Moscou: Mosfilm, 1948. 1 DVD (99 min), color.
MIKLOUHO-MACLAY. Direção: Alexander Razumny. Moscou: Mosnauchfilm, 1947. 1 DVD (84 min), P&B.
PIROGOV. Direção: Grigory Kozintsev. Leningrado: Lenfilm, 1947. 1 DVD (92 min), P&B.
PRJEVALSKIY. Direção: Sergei Yutkevich. Moscou: Mosfilm, 1951 DVD (115 min), color.
VO imya jizni [Em nome da vida]. Direção: Iosif Khéyfits; Aleksandr Zarkhi. Leningrado: Lenfilm, 1946. 1 DVD (101 min), P&B.
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