O novo modelo de repressão do stalinismo tardio, pseudociência e Cinema

Resumen

Se a URSS da década de 1930 foi dominada por modelos de repressão por cota, massivos, o pós-guerra, com maiores dificuldades de controle, conheceu uma máquina profissional e acurada para identificação e coação de dissidentes. Charlatães das pseudociências utilizaram a cultura política e os novos instrumentos de repressão para se impor diante de seus pares cientistas, como demonstra Kojevnikov. A sócio-história cinematográfica de Marc Ferro permite entender como o cinema fez parte da guerra cultural do regime para disseminar tais práticas e tentar unificar o país diante de inimigos internos e externos. Para isso, foram selecionados os filmes Sud chesti, e Velikaya sila, pela temática comum do Tribunal de Honra.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

BERMAN, Harold. Soviet Criminal Law and procedure: the RSFSR codes. Cambridge: Harvard University Press, 1972.

BO, João Lanari. Cinema para russos, cinema para soviéticos. Bazar do Tempo, 2019.

BROWN, Archie. The Gorbachev Factor. Oxford: Oxford University Press, 1996.

CARDOSO, Carlos. As 11 Maiores Fraudes na História da Ciência - Parte I. MeioBit. disponível em: <https://meiobit.com/459945/as-11-maiores-fraudes-na-historia-da-ciencia-parte-i>. Acesso em 27 de novembro de 2022.

CAUTE, David. The dancer defects: the struggle for cultural supremacy during the Cold War. King’s Lynn: Oxford University Press, 2003.

DAVIES, Sarah. Popular opinion in Stalin's Russia: terror, propaganda and dissent, 1934-1941. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

DEJONG-LAMBERT, William. The Cold War politics of genetic research. Nova York: Springer, 2012.

DEJONG-LAMBERT, William; KREMENTSOV, Nikolai. On labels and issues: The Lysenko Controversy and the Cold War. Journal of the History of Biology, v.45, 2012, p.373–388.

DEJONG-LAMBERT, William; KREMENTSOV, Nikolai. The Lysenko Controversy as a global phenomenon. Cham: Palgrave-Macmillan, 2017.

DEUTSCHER, Isaac. Stalin. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

DOBRENKO, Evgeny. Late Stalinism: the aesthetics of politics. New Haven: Yale University Press, 2020.

ESAKOV, V. D. O stalinskikh sudakh chesti v 1947-1948 gg. [Sobre os tribunais de honra stalinistas em 1947-1948]. Trudy Otdeleniya istoriko-filologicheskikh nauk RAN [Anais do Departamento de Ciências Históricas e Filológicas da Academia Russa de Ciência], p.545-562, 2007.

FEDOROV, Alexander; LEVITSKAYA, Anastasia. Theoretical concepts of film studies in Cinema Art Journal: 1945–1955. International Journal of Media and Information Literacy, Washington, n.7, v.2, 2022, p.71-109.

FERNANDES, Luís. O enigma do socialismo real. Rio de Janeiro: Mauad Editora Ltda, 2000.

FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FERRO, Marc. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

FIGES, Orlando. Sussurros: a vida privada na Rússia de Stalin. Rio de Janeiro: Record, 2010.

FIGES, Orlando. Uma história cultural da Rússia. Rio de Janeiro: Record, 2017.

FILTZER, Donald. Soviet workers and Late Stalinism. Cambridge: Cambridge Press, 2004.

FITZPATRICK, Sheila. Everyday Stalinism: ordinary life in extraordinary times. Nova York: Oxford University Press, 1999.

FITZPATRICK, Sheila. Everyday Stalinism: ordinary life in extraordinary times. Nova York: Oxford University Press, 2000.

FÜRST, Juliane (org.). Late Stalinist Russia: society between reconstruction and reinvention. Londres: Routledge, 2006.

FÜRST, Juliane. Stalin’s last generation. Oxford: Oxford University Press, 2010.

GETTY, Arch. Practicing Stalinism: Bolsheviks, boyars, and the persistence of tradition. New Haven: Yale, 2013.

GILL, Graeme. Stalinism. Nova York: St. Martin's Press, 1998.

GORLIZKI, Yoram; KHLEVNIUK, Oleg. Cold peace: Stalin and the Soviet ruling circle, 1945–1953. Nova York: Oxford University Press, 2004.

GRAHAM, Loren. Lysenko’s ghost: epigenetics and Russia. Cambridge: Harvard University Press, 2016.

JORAVSKY, David. The Lysenko affair. Chicago: University of Chicago Press, 2010.

JUDT, Tony. Postwar: a history of Europe since 1945. Londres: Pimlico, 2007.

KENEZ, Peter. A history of the Soviet Union from the beginning to the end. Cambridge: Cambridge, 2006.

KOJEVNIKOV, Alexei. Games of Stalinist democracy: ideological discussions in Soviet sciences, 1947-52. In: FITZPATRICK, Sheila. Stalinism. Londres: Routledge, 2000.

KOJEVNIKOV, Alexei. Stalin’s Great Science. Londres: Imperial College Press, 2004.

KOZLOV, Vladimir. Denunciation and its functions in Soviet governance. In: FITZPATRICK, Sheila. Stalinism. Londres: Routledge, 2000.

LAWTON, Anna (org.). The red screen: politics, society, art in Soviet cinema. Londres: Routledge, 1992.

LECOURT, Dominique. Proletarian Science? the case of Lysenko. Manchester: François Maspero, 1977.

LEWIN, Moshe. O século soviético. Rio de Janeiro: Record, 2007.

LITVIN, Alter; KEEP, John. Stalinism. Abingdon: Routledge, 2005.

LOSURDO, Domenico. Stalin: história crítica de uma lenda negra. Rio de Janeiro: Revan, 2016.

MARTENS, Ludo. Stalin: um novo olhar. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

MEDVEDEV, Roy. Let history judge: the origins and consequences of Stalinism. Nova York: Columbia University Press, 1989.

MEDVEDEV, Zhores; MEDVEDEV, Roy. Um Stalin desconhecido. Record: Rio de Janeiro, 2006.

MILLER, Jamie. Soviet cinema: politics and persuasion under Stalin. Londres: I. B. Tauris, 2010.

MONTEFIORE, Simon. Stálin: a corte do czar vermelho. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

MORETTIN, Eduardo. Cinema educativo: uma abordagem histórica. Comunicação e Educação, São Paulo, 13 a 19 set/dez., 1995.

PILATI, Ronaldo. Ciência e pseudociência: por que acreditamos naquilo em que queremos acreditar. São Paulo: Contexto, 2018.

RÊGO, Ana Regina. A construção intencional da ignorância: o mercado das informações falsas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2020.

ROBERG, Jeffrey. Soviet science under control: the struggle for influence. Basingstoke: MacMillan Press, 1998.

ROLLBERG, Peter. Historical dictionary of Russian and Soviet cinema. Lanham: Scarecrow, 2009.

SUNY, Ronald (org.). The Cambridge History of Russia: The Twentieth Century. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

Fontes

SUD chesti [Tribunal de honra]. Direção: Abram Room. Moscou: Mosfilm, 1948. 1 DVD (90 min), P&B.

VELIKAYA sila [Grande poder]. Direção: Friedrich Ermler. Leningrado: Lenfilm, 1950. 1 DVD (106 min), P&B.

AKADEMIK Ivan Pavlov [Acadêmico Ivan Pavlov]. Direção: Grigory Roshal. Leningrado: Lenfilm, 1949. 1 DVD (103 min), P&B.

ALEKSANDR Popov. Direção: Herbert Rappaport; Viktor Eysymont. Leningrado: Lenfilm, 1949. 1 DVD (87 min), P&B.

JUKOVSKY. Direção: Vsevolod Pudovkin; Dmitry Vasiliev. Moscou: Mosfilm, 1950. 1 DVD (83 min), color.

MICHURIN. Direção: Aleksandr Dovjenko. Moscou: Mosfilm, 1948. 1 DVD (99 min), color.

MIKLOUHO-MACLAY. Direção: Alexander Razumny. Moscou: Mosnauchfilm, 1947. 1 DVD (84 min), P&B.

PIROGOV. Direção: Grigory Kozintsev. Leningrado: Lenfilm, 1947. 1 DVD (92 min), P&B.

PRJEVALSKIY. Direção: Sergei Yutkevich. Moscou: Mosfilm, 1951 DVD (115 min), color.

VO imya jizni [Em nome da vida]. Direção: Iosif Khéyfits; Aleksandr Zarkhi. Leningrado: Lenfilm, 1946. 1 DVD (101 min), P&B.

Publicado
15-08-2023
Cómo citar
FRANCISCON, M. O novo modelo de repressão do stalinismo tardio, pseudociência e Cinema. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 42, p. 206-237, 15 ago. 2023.