O novo modelo de repressão do stalinismo tardio, pseudociência e Cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/253484.1.42-12

Palavras-chave:

Tribunal de Honra, Lysenkoísmo, URSS, Cultura política, Stalinismo tardio

Resumo

Se a URSS da década de 1930 foi dominada por modelos de repressão por cota, massivos, o pós-guerra, com maiores dificuldades de controle, conheceu uma máquina profissional e acurada para identificação e coação de dissidentes. Charlatães das pseudociências utilizaram a cultura política e os novos instrumentos de repressão para se impor diante de seus pares cientistas, como demonstra Kojevnikov. A sócio-história cinematográfica de Marc Ferro permite entender como o cinema fez parte da guerra cultural do regime para disseminar tais práticas e tentar unificar o país diante de inimigos internos e externos. Para isso, foram selecionados os filmes Sud chesti, e Velikaya sila, pela temática comum do Tribunal de Honra.

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Publicado

15-08-2023

Como Citar

FRANCISCON, Moisés Wagner. O novo modelo de repressão do stalinismo tardio, pseudociência e Cinema. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 42, p. 206–237, 2023. DOI: 10.29327/253484.1.42-12. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/13167. Acesso em: 7 mar. 2025.