A pathosformel da agressão

do mitra tauróctono às imagens de violência racial contemporânea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2024n43.13978

Palabras clave:

Pathosformel da agressão, Mitra tauróctono, Basílica de San Clemente al Laterano, Imagens de violência racial

Resumen

Uma pesquisa sobre as fontes iconográficas do Atlas Mnemosyne que pretende compreender o olhar de historiador da arte de Aby Warburg leva ao mitreu da Basílica de San Clemente al Laterano em Roma. No local encontram-se relevos com a imagem do mitra tauróctono, identificada na Prancha 8 do Atlas como a pathosformel da agressão. Com Fritz Saxl associamos essa imagem com a fórmula do joelho dobrado, elencando suas transfigurações até a contemporaneidade, em cenas de violência racial, mas também, paradoxalmente, nos gestos de protestos antirracistas. O fenômeno pode ser explicado através do conceito warburguiano de pathosformel, especialmente no seu aspecto de inversão dinâmica, polarização e despolarização da imagem.

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Biografía del autor/a

  • Luana Maribele Wedekin, UDESC

    Professora do Departamento de Design e da Linha de Teoria e História da Arte do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC. Membro do CBHA, ANPAP e ABCA.

     

     

Publicado

25-01-2024

Número

Sección

Dossiês

Cómo citar

WEDEKIN, Luana Maribele. A pathosformel da agressão: do mitra tauróctono às imagens de violência racial contemporânea. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 43, p. 30–43, 2024. DOI: 10.36661/2238-9717.2024n43.13978. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/13978. Acesso em: 3 may. 2025.