A pathosformel da agressão
do mitra tauróctono às imagens de violência racial contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.36661/2238-9717.2024n43.13978Palavras-chave:
Pathosformel da agressão, Mitra tauróctono, Basílica de San Clemente al Laterano, Imagens de violência racialResumo
Uma pesquisa sobre as fontes iconográficas do Atlas Mnemosyne que pretende compreender o olhar de historiador da arte de Aby Warburg leva ao mitreu da Basílica de San Clemente al Laterano em Roma. No local encontram-se relevos com a imagem do mitra tauróctono, identificada na Prancha 8 do Atlas como a pathosformel da agressão. Com Fritz Saxl associamos essa imagem com a fórmula do joelho dobrado, elencando suas transfigurações até a contemporaneidade, em cenas de violência racial, mas também, paradoxalmente, nos gestos de protestos antirracistas. O fenômeno pode ser explicado através do conceito warburguiano de pathosformel, especialmente no seu aspecto de inversão dinâmica, polarização e despolarização da imagem.