O PIBID/História na UNEB e as demandas identitárias do tempo presente

Authors

  • ADRIANA SILVA TELES BOUDOUX UDESC

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2019n34.11079

Abstract

The objective of this text is to situate the sub-projects of the Institutional Program of Teaching Scholarships linked to the Degree Programs in History of the University of the State of Bahia in the context of the identity demands of the present time. It presents some analyses on the proposals approved and executed between 2014 and 2017, in which it is possible to perceive a political implication with the issues of race and gender. To this end, it makes a presentation of the relationship between history and social demands based on the debate held in the field of the History of the Time of the Present. Next, it presents the subprojects selected for study, inserting them in the context of the specific demands of the Brazilian scenario that call for teachers to build an education based on respect for difference, the construction of democratic values and the defense of human rights.

Downloads

References

Fontes

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL EM NÍVEL SUPERIOR (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, publicado em 1º de Julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf&category_slug=agosto-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em 17/09/2019.

LEI Nº 11.502, de 11 de Julho de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11502.htm. Acesso em 11/02/2019.

PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/livro.pdf. Acesso em 11/02/2019.

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em 08/11/2019.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Edital Nº 061/2013. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_061_2013_PIBID.pdf. Acesso em 08/11/2019.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Portaria nº 096/2013. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf. Acesso em 08/11/2019.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INCIAÇÃO À DOCÊNCIA. Resolução Capes, 16 de Setembro, de 2009. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/PortariaNormativa122_PIBID.pdf. Acesso em 11/02/2019.

SUBPROJETOS PIBID/UNEB. Disponível em: http://www.uneb.br/pibid/subprojetos_pibidcapes/. Acesso em 11/02/2019.

Referências bibliográficas

DELACROIX, Christian. A história do tempo presente, uma história (realmente) como as outras? Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 23, p. 39 ‐ 79, jan./mar. 2018.

DUMOULIN, Olivier. O papel social do historiador: da cátedra ao tribunal. São Paulo: Autêntica, 2017.

FICO, Carlos. História do tempo presente, eventos traumáticos e documentos sensíveis: o caso brasileiro. In.: Varia História, Belo Horizonte, v. 28, n. 47, p. 43-59, jan./jun. 2012. Disponível em: www.scielo.br/pdf/vh/v28n47/03.pdf. Acesso em 29/03/2018.

GATTI, Bernadete A.; ANDRÉ, Marli E. D. A.; Nelson A. S. Gimenes; FERRAGUT. Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/.../24112014-pibid-arquivoAnexado.pdf Acesso em 25/01/2019.

GONZÁLEZ, Maria Paula e Pagès, Joan. Historia, memoria y enseñanza de la historia: conceptos, debates y perspectivas europeas e latino-americanas. In.: Historia y memoria, Nº. 9. Año 2014, pp. 275-311. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2027-51372014000200010. Acesso em 22/02/2014.

KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. Rio de Janeiro: Contratempo, 2014.

MONTEIRO, Ana Maria. Aulas de História: questões do/no tempo presente. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 58, p. 165-182, out./dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n58/1984-0411-er-58-00165.pdf. Acesso em 24/02/2019.

REVEL, Jacques. Retornar ao acontecimento - Um itinerário historiográfico. In.: GONDRA, José; e outros. Proposições: ensaios de História e Historiografia. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2009.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2018.

ROUSSO, Henry. A última catástrofe: a história, o presente, o contemporâneo. Trad. Fernando Coelho e Fabrício Coelho. Rio de Janeiro: FGV, 2016.

SILVA, Cristiani Bereta da. Que memória? Que história? Usos do passado e o ensino de História a partir do presente.In.: GONÇALVES, Janice (Org.). História do tempo presente: oralidade, memória e mídia. Itají, SC: Casa Aberta, 2016.

SILVA, Eliene Maria da. A iniciação à docência no processo da aprendizagem docente: um estudo no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid / Capes na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Programa de Pós-graduação em Educação, UFBA, 2017. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br. Acesso em 06/02/2019.

Published

18-12-2019

How to Cite

BOUDOUX, ADRIANA SILVA TELES. O PIBID/História na UNEB e as demandas identitárias do tempo presente. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 34, p. 115–133, 2019. DOI: 10.36661/2238-9717.2019n34.11079. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/11079. Acesso em: 2 apr. 2025.