O PIBID/História na UNEB e as demandas identitárias do tempo presente

  • ADRIANA SILVA TELES BOUDOUX UDESC

Resumo

O objetivo deste texto é situar os subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência vinculados às Licenciaturas em História da Universidade do Estado da Bahia no contexto das demandas identitárias do tempo presente. Apresenta algumas análises sobre as propostas aprovadas e executadas entre 2014 e 2017, nas quais é possível perceber uma implicação política com as questões de raça e gênero. Para tanto, faz uma apresentação das relações entre a história e as demandas socias a partir do debate travado no campo da História do Tempo do Presente. Em seguida apresenta os subprojetos selecionados para estudo, inserindo-os no contexto das demandas específicas do cenário brasileiro que convocam os professores à construção de uma educação assentada no respeito à diferença, na construção de valores democráticos e na defesa dos direitos humanos.

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Referências

Fontes

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Publicado
18-12-2019
Como Citar
BOUDOUX, A. S. O PIBID/História na UNEB e as demandas identitárias do tempo presente. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 34, p. 115-133, 18 dez. 2019.