Ocupando os editoriais

representações do MST no Jornal Diário da Manhã no Oeste Catarinense (1985 – 1989)

  • Douglas Satirio da Rocha Unochapecó
  • Vicente Neves da Silva Ribeiro Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, representação, Oeste Catarinense

Resumo

Este artigo busca identificar e compreender, as representações sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST no oeste de Santa Catarina, através do jornal Diário da Manhã nos anos de 1985 a 1989. Por meio da seleção e análise das notícias que citaram o MST, o presente texto destaca elementos de uma produção de imagens e sentidos presentes na escrita jornalística, de modo que, os eventos relacionados ao MST ultrapassam a linearidade e narrativa dos fatos diários passando a ser também um tema dos editoriais marcados por interesses, opiniões e sobre tudo representações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Satirio da Rocha, Unochapecó

Graduado em História pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó (2009). Pós-graduado (Lato Sensu) em História Regional pela Universidade Federal da Fronteira Sul. (2013). Documentalista da Unochapecó.

Vicente Neves da Silva Ribeiro, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Publicado
07-06-2018
Como Citar
ROCHA, D.; RIBEIRO, V. Ocupando os editoriais. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 22, p. 54, 7 jun. 2018.