Cultura histórica e as mídias de comunicação

um estudo de caso

Autores

  • Sonia Wanderley Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2013n21.8129

Palavras-chave:

Cultura histórica, Mídia, Consciência histórica

Resumo

As mídias de comunicação são instituições que produzem e distribuem informações. Estuda-las em um determinado contexto histórico permite conhecer as relações de poder que se estabelecem em determinada época, assim como identificar sua capacidade na fabricação de representações que forjam significados e afirmam memórias individuais e coletivas. Neste trabalho busca-se refletir a construção de significados produzidos pelo telejornal Jornal Nacional acerca da invasão militar da Companhia Siderúrgica Nacional, durante uma greve de metalúrgicos, em 1988, utilizando-se da reflexão de Rüsen de cultura histórica e consciência histórica.

Palavras-chave: cultura histórica – mídia – consciência histórica

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Biografia do Autor

  • Sonia Wanderley, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

    Doutora em História Social pela UFF. Professora adjunta do Instituto de Aplicação da UERJ. Membro do Grupo Oficinas de História

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Publicado

30-11-2013

Como Citar

WANDERLEY, Sonia. Cultura histórica e as mídias de comunicação: um estudo de caso. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 21, p. 66–80, 2013. DOI: 10.36661/2238-9717.2013n21.8129. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/8129. Acesso em: 29 abr. 2025.