Cultura histórica e as mídias de comunicação

um estudo de caso

  • Sonia Wanderley Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Palavras-chave: Cultura histórica, Mídia, Consciência histórica

Resumo

As mídias de comunicação são instituições que produzem e distribuem informações. Estuda-las em um determinado contexto histórico permite conhecer as relações de poder que se estabelecem em determinada época, assim como identificar sua capacidade na fabricação de representações que forjam significados e afirmam memórias individuais e coletivas. Neste trabalho busca-se refletir a construção de significados produzidos pelo telejornal Jornal Nacional acerca da invasão militar da Companhia Siderúrgica Nacional, durante uma greve de metalúrgicos, em 1988, utilizando-se da reflexão de Rüsen de cultura histórica e consciência histórica.

Palavras-chave: cultura histórica – mídia – consciência histórica

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Biografia do Autor

Sonia Wanderley, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em História Social pela UFF. Professora adjunta do Instituto de Aplicação da UERJ. Membro do Grupo Oficinas de História

Publicado
30-11-2013
Como Citar
WANDERLEY, S. Cultura histórica e as mídias de comunicação. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 21, p. 66-80, 30 nov. 2013.