A mise-en-scène do Estado Novo e os filmes premiados pelo DIP:

reflexões metodológicas para uma análise

Autores

  • Bianca Melyna Filgueira Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2010n18.8072

Palavras-chave:

Estado Novo, Frankfurt, Birmingham, Cinema

Resumo

Este artigo pretende discutir aspectos metodológicos e epistemológicos que permeiam a utilização de produtos culturais como fontes e objetos de estudo. Para tanto, mostra-se útil refletir sobre algumas abordagens específicas que se debruçam sobre o estudo desses produtos culturais: Escola de Frankfurt, Escola de Birmingham e os chamados textualistas. Refletindo e elegendo a abordagem mais adequada, a análise de um filme brasileiro produzido durante o Estado Novo (Pureza) será esboçada, a fim de consubstanciar o esforço teóricometodológico.

Palavras-chave: Estado Novo, Frankfurt, Birmingham, Textualismo, Cinema

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Biografia do Autor

  • Bianca Melyna Filgueira, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História – PPGH, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

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Publicado

05-06-2018

Como Citar

FILGUEIRA, Bianca Melyna. A mise-en-scène do Estado Novo e os filmes premiados pelo DIP:: reflexões metodológicas para uma análise. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 18, p. 67–86, 2018. DOI: 10.36661/2238-9717.2010n18.8072. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/8072. Acesso em: 6 abr. 2025.