A mise-en-scène do Estado Novo e os filmes premiados pelo DIP:

reflexões metodológicas para uma análise

  • Bianca Melyna Filgueira Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC
Palavras-chave: Estado Novo, Frankfurt, Birmingham, Cinema

Resumo

Este artigo pretende discutir aspectos metodológicos e epistemológicos que permeiam a utilização de produtos culturais como fontes e objetos de estudo. Para tanto, mostra-se útil refletir sobre algumas abordagens específicas que se debruçam sobre o estudo desses produtos culturais: Escola de Frankfurt, Escola de Birmingham e os chamados textualistas. Refletindo e elegendo a abordagem mais adequada, a análise de um filme brasileiro produzido durante o Estado Novo (Pureza) será esboçada, a fim de consubstanciar o esforço teóricometodológico.

Palavras-chave: Estado Novo, Frankfurt, Birmingham, Textualismo, Cinema

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Melyna Filgueira, Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História – PPGH, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Publicado
05-06-2018
Como Citar
FILGUEIRA, B. A mise-en-scène do Estado Novo e os filmes premiados pelo DIP:. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 18, p. 67-86, 5 jun. 2018.