Travessuras em superoito milímetros:

o cinema em liberdade de Torquato Neto

Autores

  • Edwar de Alencar Castelo Branco UFPI

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2010n18.8067

Palavras-chave:

Tropicália, arte experimental, Torquato Neto

Resumo

Este trabalho analisa a atividade filmográfica de Torquato Neto, um dos ícones da Tropicália. Foram analisados dois filmes – O terror da Vermelha e Adão e Eva do Paraíso ao consumo – ambos rodados em 1972. O estudo dos filmes permitiu concluir que o “cinema em liberdade” perseguido por Torquato Neto representa o ápice do embate torquateano para “destruir a linguagem e explodir com ela”, recurso que utilizaria para escapar da captura social de sua subjetividade. Percebeu-se, também, grande convergência entre o “cinema livre” de Torquato Neto e a “antiarte” de Hélio Oiticica.

Palavras-chave: Tropicália, arte experimental, Torquato Neto.

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Biografia do Autor

  • Edwar de Alencar Castelo Branco, UFPI

    Doutor em História, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, professor e atual vicereitor da UFPI.

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Publicado

05-06-2018

Como Citar

BRANCO, Edwar de Alencar Castelo. Travessuras em superoito milímetros:: o cinema em liberdade de Torquato Neto. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 18, p. 11–25, 2018. DOI: 10.36661/2238-9717.2010n18.8067. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/8067. Acesso em: 6 abr. 2025.