Travessuras em superoito milímetros:

o cinema em liberdade de Torquato Neto

  • Edwar de Alencar Castelo Branco UFPI
Palavras-chave: Tropicália, arte experimental, Torquato Neto

Resumo

Este trabalho analisa a atividade filmográfica de Torquato Neto, um dos ícones da Tropicália. Foram analisados dois filmes – O terror da Vermelha e Adão e Eva do Paraíso ao consumo – ambos rodados em 1972. O estudo dos filmes permitiu concluir que o “cinema em liberdade” perseguido por Torquato Neto representa o ápice do embate torquateano para “destruir a linguagem e explodir com ela”, recurso que utilizaria para escapar da captura social de sua subjetividade. Percebeu-se, também, grande convergência entre o “cinema livre” de Torquato Neto e a “antiarte” de Hélio Oiticica.

Palavras-chave: Tropicália, arte experimental, Torquato Neto.

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Biografia do Autor

Edwar de Alencar Castelo Branco, UFPI

Doutor em História, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, professor e atual vicereitor da UFPI.

Publicado
05-06-2018
Como Citar
BRANCO, E. Travessuras em superoito milímetros:. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 18, p. 11-25, 5 jun. 2018.