Ensino de História e Transtorno do Espectro Autista: reflexões de/em experiências
DOI:
https://doi.org/10.36661/2238-9717.2025n46.14950Palavras-chave:
Ensino de História, Transtorno do Espectro Autista, Narrativa HistóricaResumo
O artigo aborda os desafios e as potencialidades do ensino de História para estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Com base em experiências docente no Colégio de Aplicação da UFSC, são discutidas questões ligadas aos desafios de pensar o trabalho com o pensar historicamente com estudantes neurodivergentes, especialmente em termos de linguagem e narrativa, bem como estratégias baseadas no Desenho Universal da Aprendizagem. O estudo enfatiza a centralidade da mediação e da inclusão no ensino, destacando a importância de práticas que considerem as especificidades dos sujeitos sem homogeneizar suas experiências, assim como os desafios envolvendo a dimensão da linguagem na construção de narrativas históricas e na produção de sentidos no Ensino de História com estudantes no espectro autista
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