Ensino de História e Transtorno do Espectro Autista: reflexões de/em experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2025n46.14950

Palavras-chave:

Ensino de História, Transtorno do Espectro Autista, Narrativa Histórica

Resumo

O artigo aborda os desafios e as potencialidades do ensino de História para estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Com base em experiências docente no Colégio de Aplicação da UFSC, são discutidas questões ligadas aos desafios de pensar o trabalho com o pensar historicamente com estudantes neurodivergentes, especialmente em termos de linguagem e narrativa, bem como estratégias baseadas no Desenho Universal da Aprendizagem. O estudo enfatiza a centralidade da mediação e da inclusão no ensino, destacando a importância de práticas que considerem as especificidades dos sujeitos sem homogeneizar suas experiências, assim como os desafios envolvendo a dimensão da linguagem na construção de narrativas históricas e na produção de sentidos no Ensino de História com estudantes no espectro autista

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Biografia do Autor

  • Igor Lemos Moreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Professor colaborador na Universidade do Estado de Santa Catarina. Realiza Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de São Paulo. Foi professor substituto no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (2024), na Rede Estadual de Santa Catarina (2024) e na Rede Municipal de Florianópolis (2023). Doutor em História pelo programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGH-UDESC), na linha de pesquisa Políticas de Memória e Narrativas Históricas. Mestre e Graduado em História (Licenciatura) pela mesma instituição. Foi Visiting Scholar na University of Miami (2021-2022). Foi bolsista Bolsista CAPES-DS no doutorado e mestrado. Integrante do Laboratório de Imagem e Som (LIS/UDESC), do GT de Ensino de História (ANPUH/SC), do Núcleo de Estudos de Exílio e Migração da Universidade Federal de Minas Gerais (NEEM-UFMG), do Centro de Estudos em Música e Mídia (MUSIMID/USP/UNIP), da Rede de Pesquisadores da História de Cuba, do conselho editorial da Revista Brasileira de História Oral e do comitê executivo da Revista Brasileira de Música e Mídia. Associado a ANPUH, ANPHLAC, LASA e IASPM-AL. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Américas, Teoria da História, História Contemporânea. Atua principalmente nos seguintes temas: Relações e trânsitos entre Estados Unidos e Caribe; Biografias e Trajetórias Artísticas; Exílios; Representações; História das Expressões Artísticas; História de Cuba e identidades cubanas: Música Pop; Música Latino-americana; Audiovisual e Canção; História e Historiografia Digital; Ensino de História; História Pública e História do Tempo Presente

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Publicado

23-09-2025

Como Citar

LEMOS MOREIRA, Igor. Ensino de História e Transtorno do Espectro Autista: reflexões de/em experiências. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 46, p. 58–81, 2025. DOI: 10.36661/2238-9717.2025n46.14950. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/14950. Acesso em: 5 dez. 2025.