Ganeses da Copa

indícios da formação de um fluxo migratório no tempo presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2024n44.14390

Palavras-chave:

Migrações ganesas, Copa do Mundo, Torcidas organizadas, Brasil, Gana

Resumo

O presente artigo pretende analisar os recentes fluxos migratórios de ganeses que se deslocaram da República de Gana, na África Ocidental, para o Brasil, a partir de 2014. A hipótese apresentada sugere que o evento da Copa do Mundo Fifa, realizada no Brasil, foi o principal vetor de entrada de migrantes ganeses no país, que, até então, não figurava como destino migratório no histórico dos deslocamentos ganeses. O artigo está dividido em duas seções que discutem, respectivamente, a relação do governo de Gana com o financiamento de torcedores e torcidas organizadas, a partir dos relatos orais de três migrantes ganeses, e as estratégias de permanência dos migrantes após a expiração do “visto da Copa”, segundo os dados administrativos do CONARE, do SINCRE e SISMIGRA.

Downloads

Biografia do Autor

  • Michelle Maria Stakonski Cechinel, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutora em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Professora colaboradora do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Coordenadora do GT História da África – ANPUH/SC. Pesquisadora do Observatório das Migrações de Santa Catarina – OBMIGRA-SC e do Laboratório de Estudos de Gênero e Família – LABGEF-UDESC. E-mail: miimss@gmail.com

  • Gláucia de Oliveira Assis, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professora no Programa de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-ambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina – PPGPLAN-UDESC, no Programa de Pós-Graduação em Gestão integrada do Território da Universidade do Vale do Rio Doce - GIT-UNIVALE. Coordenadora do Observatório das Migrações de Santa Catarina – OBMIGRA-SC.

Downloads

Publicado

29-08-2024

Como Citar

CECHINEL, Michelle Maria Stakonski; ASSIS, Gláucia de Oliveira. Ganeses da Copa: indícios da formação de um fluxo migratório no tempo presente. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 44, p. 186–212, 2024. DOI: 10.36661/2238-9717.2024n44.14390. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/14390. Acesso em: 9 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)