Podcast como ferramenta para o ensino de História da África

Palavras-chave: História da África, Cabo Verde, Podcast, Ensino

Resumo

O presente trabalho busca discorrer sobre o ensino de História da África, a partir de Cabo Verde, e a utilização do podcast como ferramenta na sala de aula. Nota-se que muitos docentes possuem dificuldade ao abordar tais temas, seja pela falta de formação adequada na área ou pelos impasses e resistência presentes nas instituições escolares. De modo que apresentamos um breve panorama da situação dos estudos históricos africanos e sua ligação com o ensino de história da África a nível geral e, posteriormente, afunilamos para o contexto brasileiro. Além disso, incluímos a exposição do produto educacional, sendo ele o podcast apresentado como produto para o programa de mestrado profissional em Ensino de História da Universidade Estadual do Maranhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Raquel Reis Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia, professora adjunta do Departamento de História da Universidade Estadual do Maranhão e vinculada ao Programa de Pós-graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHIST/UEMA). Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre África e Sul Global (NEÁFRICA), Coordenadora do curso de graduação de Licenciatura em Educação Quilombola (LIEQ/UEMA).

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval M. A feira dos mitos: a fabricação do folclore e da cultura popular (nordeste 1920-1950). São Paulo: Intermeios, 2013.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval M. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

ASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ci. Inf. Brasília,v. 29, n. 2, p.7-15, maio-ago, 2000.

BITTENCOURT, Circe F. M. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

CARVALHO, Carla. As questões fundiárias e os duelos pela terra em Cabo Verde. In: SILVA, Tatiana R. R.; BARBOSA Viviane. África e Afro-Brasil em debate. São Luís: Editora UEMA, 2019.

COMITINI, Carlos. Amílcar Cabral a arma da teoria. Rio de Janeiro: Codecri, 1980.

COSTA, Emília V. Da monarquia à República: momentos decisivos. 6º ed. São Paulo: Unesp, 1999.

FAGE, D. J. A evolução da historiografia da África. In: Metodologia e pré-história da África. Editado por Joseph. Ki -Zerbo. 2 ed. Brasília: UNESCO, 2010.

FAUSTO, Boris. A vida política. In: GOMES, Angela C. Olhando para dentro 1930-1964. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

FERREIRA, Manuel. Aventura Crioula. Lisboa: Editora Planalto, 1973.

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História e ensino de História. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2006.

GANDELMAN, Luciana M. Gênero e Ensino: Parâmetros Curriculares, Fundacionalismo Biológico e Teorias Feministas. In: ABREU, Martha; SOIHET, Raquel. (orgs.) Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

HERNANDES, Leila L. Os filhos da terra do sol: a formação do Estado-nação em Cabo Verde. São Paulo: Summus, 2002.

KI-ZERBO, Joseph. Introdução Geral. In: Metodologia e pré-história da África. Editado por Joseph. Ki -Zerbo. 2 ed. Brasília: UNESCO, 2010.

MATHIAS, Kelmer Leonardo, Carlos. O ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História Unisinos, v. 15, n. 1, p.40-49, jan-abr, 2011.

MONIZ, Elias Alfama. Africanidades versus europeísmos: pelejas culturais e educacionais em Cabo Verde. Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. Praia, 2009.

MOURA, Adelina; CARVALHO, Ana Amélia A. Podcast: potencialidades na educação. Revista Prisma. Lisboa, n. 3, p. 88-110, 2010.

MUNANGA, Kabengele. Por que ensinar a história da África e do negro no Brasil de hoje?. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 62, p. 20–31, dez. 2015.

NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Rev. Bras. de Hist, São Paulo, v. 13, n. 25/26, pp. 143-162, set. 92/ago. 1993.

OLIVA, Anderson Ribeiro. Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a identidade e o ensino de história da África nas escolas brasileiras. Revista História Hoje, v.1 n.1, p 29-44, 2012.

OLIVA, Anderson Ribeiro. Leituras sobre a África contemporânea: representações e abordagens do continente africano nos livros didáticos de História. Cadernos de Pesquisa do CDHIS, v. 22, n. 40, p. 141-151, 2009.

SILVA, Wilson J. Bastos da. Aprendendo História com os “Guardiões da Memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial. Dissertação de mestrado em História, Universidade Federal do Pará. Ananindeua, 2021.

SOUZA, Marina de Mello. Algumas impressões e sugestões sobre o ensino de História da África. Revista História Hoje, v.1, n.1, p. 17-28, 2012.

VILLEN, Patrícia. Amílcar Cabral e a crítica ao colonialismo. Expressão Popular: São Paulo, 2013.

Publicado
29-08-2024
Como Citar
CARNEIRO, I.; SILVA, T. R. Podcast como ferramenta para o ensino de História da África. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 44, p. 213-233, 29 ago. 2024.