Podcast como ferramenta para o ensino de História da África
Resumo
O presente trabalho busca discorrer sobre o ensino de História da África, a partir de Cabo Verde, e a utilização do podcast como ferramenta na sala de aula. Nota-se que muitos docentes possuem dificuldade ao abordar tais temas, seja pela falta de formação adequada na área ou pelos impasses e resistência presentes nas instituições escolares. De modo que apresentamos um breve panorama da situação dos estudos históricos africanos e sua ligação com o ensino de história da África a nível geral e, posteriormente, afunilamos para o contexto brasileiro. Além disso, incluímos a exposição do produto educacional, sendo ele o podcast apresentado como produto para o programa de mestrado profissional em Ensino de História da Universidade Estadual do Maranhão.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval M. A feira dos mitos: a fabricação do folclore e da cultura popular (nordeste 1920-1950). São Paulo: Intermeios, 2013.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval M. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
ASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ci. Inf. Brasília,v. 29, n. 2, p.7-15, maio-ago, 2000.
BITTENCOURT, Circe F. M. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Editora Cortez, 2008.
CARVALHO, Carla. As questões fundiárias e os duelos pela terra em Cabo Verde. In: SILVA, Tatiana R. R.; BARBOSA Viviane. África e Afro-Brasil em debate. São Luís: Editora UEMA, 2019.
COMITINI, Carlos. Amílcar Cabral a arma da teoria. Rio de Janeiro: Codecri, 1980.
COSTA, Emília V. Da monarquia à República: momentos decisivos. 6º ed. São Paulo: Unesp, 1999.
FAGE, D. J. A evolução da historiografia da África. In: Metodologia e pré-história da África. Editado por Joseph. Ki -Zerbo. 2 ed. Brasília: UNESCO, 2010.
FAUSTO, Boris. A vida política. In: GOMES, Angela C. Olhando para dentro 1930-1964. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
FERREIRA, Manuel. Aventura Crioula. Lisboa: Editora Planalto, 1973.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História e ensino de História. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2006.
GANDELMAN, Luciana M. Gênero e Ensino: Parâmetros Curriculares, Fundacionalismo Biológico e Teorias Feministas. In: ABREU, Martha; SOIHET, Raquel. (orgs.) Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
HERNANDES, Leila L. Os filhos da terra do sol: a formação do Estado-nação em Cabo Verde. São Paulo: Summus, 2002.
KI-ZERBO, Joseph. Introdução Geral. In: Metodologia e pré-história da África. Editado por Joseph. Ki -Zerbo. 2 ed. Brasília: UNESCO, 2010.
MATHIAS, Kelmer Leonardo, Carlos. O ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História Unisinos, v. 15, n. 1, p.40-49, jan-abr, 2011.
MONIZ, Elias Alfama. Africanidades versus europeísmos: pelejas culturais e educacionais em Cabo Verde. Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. Praia, 2009.
MOURA, Adelina; CARVALHO, Ana Amélia A. Podcast: potencialidades na educação. Revista Prisma. Lisboa, n. 3, p. 88-110, 2010.
MUNANGA, Kabengele. Por que ensinar a história da África e do negro no Brasil de hoje?. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 62, p. 20–31, dez. 2015.
NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Rev. Bras. de Hist, São Paulo, v. 13, n. 25/26, pp. 143-162, set. 92/ago. 1993.
OLIVA, Anderson Ribeiro. Entre máscaras e espelhos: reflexões sobre a identidade e o ensino de história da África nas escolas brasileiras. Revista História Hoje, v.1 n.1, p 29-44, 2012.
OLIVA, Anderson Ribeiro. Leituras sobre a África contemporânea: representações e abordagens do continente africano nos livros didáticos de História. Cadernos de Pesquisa do CDHIS, v. 22, n. 40, p. 141-151, 2009.
SILVA, Wilson J. Bastos da. Aprendendo História com os “Guardiões da Memória”: o uso do podcast no ensino de História da África e da diversidade étnico-racial. Dissertação de mestrado em História, Universidade Federal do Pará. Ananindeua, 2021.
SOUZA, Marina de Mello. Algumas impressões e sugestões sobre o ensino de História da África. Revista História Hoje, v.1, n.1, p. 17-28, 2012.
VILLEN, Patrícia. Amílcar Cabral e a crítica ao colonialismo. Expressão Popular: São Paulo, 2013.
Copyright (c) 2024 Fronteiras: Revista Catarinense de História
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.