Podcast como ferramenta para o ensino de História da África

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2024n44.14255

Palavras-chave:

História da África, Cabo Verde, Podcast, Ensino

Resumo

O presente trabalho busca discorrer sobre o ensino de História da África, a partir de Cabo Verde, e a utilização do podcast como ferramenta na sala de aula. Nota-se que muitos docentes possuem dificuldade ao abordar tais temas, seja pela falta de formação adequada na área ou pelos impasses e resistência presentes nas instituições escolares. De modo que apresentamos um breve panorama da situação dos estudos históricos africanos e sua ligação com o ensino de história da África a nível geral e, posteriormente, afunilamos para o contexto brasileiro. Além disso, incluímos a exposição do produto educacional, sendo ele o podcast apresentado como produto para o programa de mestrado profissional em Ensino de História da Universidade Estadual do Maranhão.

Downloads

Biografia do Autor

  • Tatiana Raquel Reis Silva, Universidade Estadual do Maranhão

    Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia, professora adjunta do Departamento de História da Universidade Estadual do Maranhão e vinculada ao Programa de Pós-graduação em História, Ensino e Narrativas (PPGHIST/UEMA). Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre África e Sul Global (NEÁFRICA), Coordenadora do curso de graduação de Licenciatura em Educação Quilombola (LIEQ/UEMA).

Downloads

Publicado

29-08-2024

Como Citar

CARNEIRO, Igor Santos; SILVA, Tatiana Raquel Reis. Podcast como ferramenta para o ensino de História da África. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 44, p. 213–233, 2024. DOI: 10.36661/2238-9717.2024n44.14255. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/14255. Acesso em: 2 abr. 2025.