Palavras de mundos plurais existentes e possíveis

Sefi Atta e o ensino de História da África nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2024n44.14195

Palavras-chave:

Sefi Atta, História da África, Educação para as Relações Étnico-Raciais

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre possíveis abordagens antirracistas para o ensino de História da África na educação básica através da obra Tudo de bom vai acontecer de Sefi Atta. Está dividido em três tópicos. No primeiro, problematiza-se o campo da História da África a partir da perspectiva dos estudos pós-coloniais e decoloniais. Depois, busca-se pensar sobre a trajetória e os principais questionamentos elencados pela Educação para as Relações Étnico-Raciais, conectando-os ao ensino de História da África. Por fim, no terceiro tópico, elencam-se as categorias África, mulheres e colonialismo para serem analisadas com Sefi Atta por meio de trechos de Tudo de bom vai acontecer. Ao sugerir o trabalho com Sefi Atta nas escolas a partir de um posicionamento antirracista, considera-se que o ensino de História da África possibilita ações comprometidas com a transformação e a justiça social.

Downloads

Downloads

Publicado

29-08-2024

Como Citar

FALLER, Thalia; LUNARDI, Emy Francielli. Palavras de mundos plurais existentes e possíveis: Sefi Atta e o ensino de História da África nas escolas. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 44, p. 137–157, 2024. DOI: 10.36661/2238-9717.2024n44.14195. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/14195. Acesso em: 2 abr. 2025.