História da arte, fantasmas e sobrevivências

análise de um projeto de ensino para o Ensino Médio da rede pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2024n43.13987

Palavras-chave:

Projeto de ensino, História da arte, Atlas Mnemosyne, Nachleben, Pathosformel

Resumo

Esse texto analisa quatro das pranchas produzidas em um projeto de ensino para alunos do ensino médio do Instituto Federal Catarinense. A proposta foi conhecer a História da Arte e produzir montagens de imagens inspirados no Atlas Mnemosyne de Aby Warburg, aprendendo conceitos como Pathosformel, Nachleben e imagem-fantasma. Observa-se a potência da imagem para formação de repertório, sensibilidade e capacidade de pensar pelo visual, sobretudo para observar os sintomas, sobrevivências e fantasmas segundo o pensamento do referido historiador alemão. O artigo demonstra como o Atlas Mnemosyne e as pesquisas de Warburg podem inspirar não apenas pesquisas acadêmicas, mas auxiliar na construção da educação visual de alunos do ensino médio. 

 

Downloads

Downloads

Publicado

25-01-2024

Edição

Seção

Dossiês

Como Citar

HENRIQUE TÔRRES VALGAS, Paulo. História da arte, fantasmas e sobrevivências: análise de um projeto de ensino para o Ensino Médio da rede pública. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 43, p. 93–106, 2024. DOI: 10.36661/2238-9717.2024n43.13987. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/13987. Acesso em: 16 abr. 2025.